quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Salomão Esper, competência e cultura a serviço do rádio no país.

Um dos mais respeitados jornalista e radialistas do país, comemora mais um aniversário. Salomão Esper é o mais antigo funcionário da Rádio Bandeirantes de São Paulo.

Como é bom lembrar de pessoas corretas e de poder homenageá-las em vida. Quando trabalhei na Rádio Bandeirantes de São Paulo nos anos 70 (anos de chumbo), tive a oportunidade de conhecer profissionais do jornalismo que já gozavam de credibilidade, competência e respeito no meio radiofônico.

Hoje quero falar de Salomão Esper. Brilhante profissional que empresta seus serviços ao Grupo de Comunicação Bandeirantes, da família Saad. 

Salomão é o mais antigo funcionário da Rádio Bandeirantes. Depois dele, se não estou enganado, vem o também competente jornalista José Paulo de Andrade que apresenta o mais antigo programa de rádio, "O Pulo do Gato".

Hoje, quarta(26) Salomão Esper completa mais um ano de vida. Ao longo do tempo, aprendi a admirar o seu trabalho, o seu talento a sua inteligência e sua cultura. Salomão declina sobre qualquer assunto com maestria, é um verdadeiro professor de todas as matérias.

Seu caráter ímpar fez com que tivesse uma legião de admiradores no meio jornalístico. Salomão Esper é daquelas figuras que apesar do seu invejável curriculum e a posição que ocupa não despreza os que estão em início de carreira, tendo sempre uma palavra amiga e conselhos importantes a passar aos novatos.

Sobre rádio, sabe tudo! Dono de uma das vozes mais bonitas do rádio brasileiro, talvez seja o locutor com a mais perfeita dicção. Mesmo o rádio não tendo imagem, com a narrativa do Salomão, o ouvinte passa a visualizar mentalmente o fato descrito por ele.

O grande profissional que é Salomão Esper é merecedor de todas as homenagens que um homem do rádio-jornalismo possa receber.

Salomão é um homem de valor, antes mesmo de ser um homem de sucesso.

Com todo o respeito e carinho, caro Salomão, receba os meus  votos de felicidades na data de seu aniversário, com o desejo de muita saúde e alegria nesse dia festivo. Sou seu fã de carteirinha.
Pedro Sergio Ronco


Wikipédia - sobre Salomão Esper - Salomão Ésper nasceu na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, em 26 de outubro de 1929. Jornalista e radialista, formado em Direito pela Faculdade de Direito da USP, é um dos nomes mais representativos do radiojornalismo no Brasil.

Uma de suas maiores características é seu português corretíssimo, sua voz grave, seu tom sempre firme.

Salomão Ésper começou como locutor, em 1948, na Rádio Cruzeiro do Sul. Depois de quatro anos, foi para a Rádio América, que pertencia ao Grupo Bandeirantes, onde ocupou o cargo de superintendente por vários anos.

Apresenta atualmente o "Jornal Gente" , ao lado de José Paulo de Andrade e Rafael Colombo, na Rádio Bandeirantes de São Paulo (AM 840-FM 90,09). O programa é sucessor do famoso: "[Trabuco]", de Vicente Leporace. A incumbência de manter a audiência do programa "O Trabuco", que lhes foi passada, pareceu pesada à principio, pois Leporace era muito querido. Mas os três conseguiram manter a audiência da emissora inalterada, até os dias de hoje, estando à frente do programa desde 1978.

Quando menino, gostava de ficar em uma padaria ouvindo rádio. Não pensava que essa seria sua profissão e nem tão pouco que seria uma carreira de sucesso e tão duradoura. Só na Rádio Bandeirantes, Salomão Ésper está há cinco décadas.

Ele começa cedo, por seis horas da manhã, lendo os principais jornais brasileiros. Gosta muito também de ir fazer compras de "coisas gostosas", no sacolão do bairro da Aclimação, onde mora na capital paulista. Leva tudo para Nelci, sua funcionária, preparar de forma caprichada. Quando alguém o visita, não pode sair sem provar as guloseimas. Salomão é viúvo e tem três filhos.

Nenhum comentário: