sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Dourado: CIEE inicia capacitação de jovens do Programa Aprendiz Legal

O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) iniciou no último dia 6 em Dourado, a capacitação da primeira turma de aprendizes que integram o Programa Aprendiz Legal. A primeira aula teórica do curso foi ministrada no auditório do Departamento de Educação em Dourado. Os primeiros jovens a serem capacitados em Dourado realizarão suas atividades em empresas do município, como Santa Clara Eco Resort, Premier Pet e Búfalo Dourado. A Prefeitura de Dourado é outra entidade que está analisando a possibilidade de aderir ao programa, ampliando ainda mais as oportunidades aos jovens do município.
O Programa Aprendiz Legal é uma parceria do Centro de Integração Empresa Escola (CIEE) com a Fundação Roberto Marinho que permite às empresas inserir jovens no mundo do trabalho. Apoiadas pela Lei 10.097/2000, essas empresas contribuem para a formação de jovens autônomos. Ao ingressar no Aprendiz Legal, a empresa assume o papel de agente transformador, fomentando a formação profissional e cidadã dos jovens que estudam e trabalham, recebendo, ao mesmo tempo, formação na profissão para a qual estão se capacitando. E a capacitação é realizada no CIEE.

Um dos pilares do Aprendiz Legal é integrar o jovem à realidade atual da sociedade. Os aprendizes, além da capacitação teórica em sala de aula e a prática nas empresas e órgãos públicos participam de atividades extracurriculares - passeios de lazer, mas também de responsabilidade social, como visitas a instituições de caridades ou trabalhos de pesquisa que envolvam temas ligados à própria comunidade e atualidade.

Podem participar do programa jovens de 14 a 24 anos incompletos que estejam cursando o Ensino Fundamental   ou o Ensino Médio. A idade máxima prevista não se aplica a aprendizes com deficiência.

Nenhum comentário: