quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Feriado de Nossa Senhora Aparecida e Dia da Criança. Rojão tira da cama às 4h20 quem queria descansar...é a chamada tradição..

Sergio Ronco
Ontem, 12 de outubro, por Lei, foi considerado feriado nacional desde o dia em 30 de junho de 1980, por decreto do então Presidente da República João Batista Figueiredo. É também comemorado o Dia da Criança. Que bom comemorar juntos, o dia da padroeira do Brasil e da criança.

Alguns tiram o feriado para o descanso, depois de dias de intenso trabalho. Por esse motivo podem dormir até mais tarde, certo? Errado!

Em Ribeirão Bonito, às 4h20 da madrugada do feriado, um rojão do tipo morteiro acordou boa parte da população. Para quem estava próximo de onde foi acionada a tal bomba, não só acordou como deve ter caído da cama também, ou pelo menos ter levado um tremendo susto, daqueles que é preciso visitar o sanitário. Claro que após o primeiro, vieram muitos outros.

Alguns dizem que o estampido ensurdecedor é coisa da tradição da cidade. Eu novamente pergunto: que tradição é essa que tira da cama às 4h20 da madrugada quem quer descansar? E o direito do cidadão ao silêncio, onde fica, a tal Lei do Silêncio? Que tradição é essa que assusta crianças, bebês e os pequenos animais? Estes últimos, que ficam tremendo de medo o dia todo, na expectativa de que outras bombas virão. E os enfermos que necessitam de descanso? Será que Nossa Senhora Aparecida, lá do alto,  padroeira e protetora do nosso Brasil, aprova essa prática?

Não sei informar quantas religiões existem no Brasil, porém já imaginaram se todas fizessem o mesmo e se dispusessem a infernizar a população com bombas de alto estampido a altas horas da madrugada?

Este espaço é opinativo, portanto é minha opinião. Respeito o contraditório(sei que muitos aprovam), porém sou totalmente contra essa prática que ao meu ver não beneficia ninguém a não ser quem vende a tal bomba.


Enquanto isso na terra do PAPA

Prefeituras de 850 cidades italianas proíbem rojões e fogos de final de ano

Tudo por uma boa causa. À meia-noite do dia 1º de janeiro, o estardalhaço dos fogos de artifício e dos rojões não irão iluminar o céu de 850 cidades na Itália. A razão pode ser considerada estapafúrdia, mas, em um país onde os animais domésticos chegam a receber até herança, a decisão foi recebida com aplausos.
A campanha invadiu as mídias sociais
De Bolonha a Pescara, de Ancona a Reggio Calabria, passando por Siena, na Toscana, subindo os alpes, em Cortina, e chegando aos mares da Sardenha e Sicília: o ano de 2016 será comemorado tranquilamente. Seguindo a onda animalista, até Milão resolveu adotar a medida por dois motivos: não assustar os bichanos e não poluir ainda mais o ar da cidade, que teve que proibir o tráfego por três dias devido à péssima qualidade do ar.

O barulho causado pelos rojões e fogos de artifício já causaram mortes entre animais e fazem com que os mesmos se assustem a ponto de adoecerem. Há mais de uma semana, algumas associações lançaram uma campanha para sensibilizar as prefeituras e os moradores sobre o perigo dos fogos de artifício para a saúde dos animais.

"Sabemos que é um dia de festa, mas os rojões e fogos de artifício significam um momento de tortura para os animais devido à capacidade auditiva deles. Os cães, por exemplo, conseguem detectar sons quatro vezes mais distantes que o ser humano", explicam os representantes da Liga Nacional de Defesa do Cão.

A sensibilidade das administrações municipais em relação ao tema chegou a surpreender muitas instituições. Muitos prefeitos chegaram a determinar pesadas multas para quem infringir a medida: quem resolver desobedecer poderá pagar de 20 a 500 euros (cerca de R$ 85 a R$ 2.125). E em tempos de mídias sociais, no Facebook, Twitter e Instagram, a hastagh #Bastarojao, organizada pelaYouAnimal.it, conquistou os internautas. A bicharada agradece!

3 comentários:

Andre Lucato disse...

Tenho muitas divergências com você, Ronco, mas nesse caso concordo 100%.
Acho que nós somos civilizados o suficiente para PARAR com essa barbaridade.
Poderíamos pressionar por um pacto. Ou mesmo elaborar um abaixo-assinado. Pressionar por uma lei ou mesmo elaborar um projeto de lei de iniciativa popular.
Hoje essa lei do silêncio só serve para reprimir (com razão) um ou outro que abusa do som no carro. Coisa de incomodar 5 ou 6 vizinhos. Mas é "ok" incomodar 50 ou 60 quarteirões com essa desgraça.
Vou deixar um link umas fotos aqui. São fotos do rastro de horror deixado por uma de minhas cachorras que se machucou no desespero de fugir dos fogos disparados nas carreatas dos candidatos no sábado, véspera da eleição.
Se quem se intitula "cristão" ou "preocupado com a população" ver isso e não se sensibilizar, então não sei em que sociedade vivemos.

https://goo.gl/photos/Y8CgtoCyruFRZ5aAA

Espero que essa discussão avance :(

Maria disse...

É impressionante como a teimosia tomou conta de certas figuras que insistem em desrespeitar o próximo. É uma questão de educação, o direito das pessoas esta sendo atingido frontalmente com esse negócio de rojões. Tenho visto no seu blog Ronco, matéria a esse respeito há tempos. O Andre deu uma dica de como podemos agir com abaixo assinado. Sugiro que você encabece esse abaixo assinado pela amplitude que tem o seu blog. CHEGA! CHEGA! Passou dos limites, quem sabe a nova administração possa encampar um assunto tão relevante como esse? Eu peço desculpas para não me identificar, pois sei como funcionam as coisas, tenho MEDO sim, já vi muita coisa acontecer, me perdoe a falta de coragem, mas sou absolutamente a favor da proibição desse artifício. Obrigada pelo espaço.

JOSE ROBERTO LAZARINI disse...

Boa tarde !!!

Também sou católico e também devoto de Nossa Senhora Aparecida. Mas não concordo com os rojões, pois só servem para agredir os ouvidos das pessoas e dos animais . Porque não converter o dinheiro gasto com os rojões em Doces ou algo nesse sentido que agrade as crianças , pois também é o dia delas.
Tenho certeza que Nossa Senhora ficará muito mais contente com essa atitude.
Essa minha opinião serve também para certos fanáticos por futebol que fazem a mesma coisa, DOE O dinheiro para incentivo a escolinha de futebol da cidade . É só ter um pouco consciência ! José Roberto Lazarini.