sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Pra que serve um VEREADOR???

Sergio Ronco
O Vereador deve ser, acima de tudo, o represente da população no Legislativo. E particularmente, o representante “pessoal” daquele eleitor de quem recebeu o voto para que fosse eleito. De modo geral, o representante da sociedade dentro do município.

Projeto de Leis
É uma das atribuições do vereador criar e votar projetos de Leis que possam assegurar os direitos dos cidadãos.

FISCALIZAR O EXECUTIVO
E aqui está em letra maiúscula, em minha opinião, o papel principal de um Vereador: Fiscalizar o Executivo.  Em outras palavras, fiscalizar o PREFEITO e sua atuação como chefe maior do município. O número de prefeituras onde a CORRUPÇÃO impera é algo alarmante. E só não é mais nítido, pela própria falha dos Legislativos que na sua maioria não desempenham o verdadeiro papel FISCALIZADOR. Muitas vezes, o próprio cidadão sem status de vereador é mais eficiente e acaba sendo um agente fiscalizador tomando o papel daquele vereador que nada faz.. E por isso ocorre? Ocorre por que na grande maioria das vezes, os vereadores são aliciados pelo próprio  prefeito.Não estou generalizando. Eu disse maioria, e alguém tem dúvida disso??? Uma simples viagem a Brasília levando um vereador passear já é o bastante para que acabe votando a favor dos interesses do prefeito. Isso sem falar em “mensalinhos” que ocorrem diuturnamente e que a imprensa acaba veiculando casos assombrosos. A troca de favores é outra prática entre vereador e prefeito. O jeitinho de alocar um empreguinho para um amigo ou parente poderá estar no rol da chamada troca de favores..

Na Cartilha de Combate à Corrupção nas Prefeituras do Brasil, editada pela OSCIP Amarribo Brasil, descreve os sinais de irregularidades na Administração Pública:
- Histórico comprometedor da autoridade eleita e seus auxiliares
- Falta de transparência nos atos administrativos do governante
- Apoio de grupos suspeitos de prática de crimes e irregularidades
- Subserviência do Legislativo e dos Conselhos Municipais
- baixo nível de capacitação técnica dos colaboradores e ausência de treinamento de funcionários públicos
- Alheamento da comunidade quanto ao processo orçamentário entre outros...

Prestem atenção à independência dos vereadores em relação ao Executivo. O vereador não pode ser submisso ao prefeito. Se ele agir assim, pode ter sido cooptado para acobertar atos de corrupção. O vereador é, acima de tudo, um fiscal do executivo,  não pode e não deve abdicar desse importante papel, em minha opinião, como disse, é o PRINCIPAL PAPEL do VEREADOR.

Diante disso, caro eleitor, é fundamental escolher muito bem o candidato a vereador que possa preencher os requisitos básicos de um FISCALIZADOR. Se você acha que ele não tem esse perfil, fuja da ideia de colocá-lo na Câmara. Pode ter certeza que não será um bom vereador.

Um Legislativo forte é sinal de que dificilmente um prefeito será desonesto durante sua gestão, pois a câmara estará em cima para fiscalizar os recursos que são númerosos e o destino da aplicação no município. Fiscalizará as concorrências públicas, os processos licitatórios, os concursos públicos, enfim estará de olhos abertos a tudo que ocorre na prefeitura e consequentemente no município.

Sabe aquele  candidato a vereador que tem em mente  somente “cumprir tabela” e embolsar o salário no final do mês? Esse com certeza será um PÉSSIMO vereador.

Sabe aquele candidato que está tentando comprar o seu voto com presentinho, combustível, ou mesmo em espécie? Com certeza será um PÉSSIMO vereador, pois quando eleito, fará o diabo para reaver o que foi “investido” durante campanha.

Caro eleitor, a eleição para vereador é tão importante quanto a de prefeito. Pesquise a vida do candidato, veja qual foi o seu comportamento na sociedade. Analise se tem capacidade para representá-lo e defender os interesses coletivos. Veja se terá independência para votar projetos de interesse da comunidade e muitas vezes ter que enfrentar o prefeito. Analise se realmente é um candidato honesto, trabalhador digno de sua confiança. Veja, acima de tudo se é realmente capaz. Nossas cidades são pequenas, não é difícil saber quem são os candidatos, o que fazem e o que já fizeram. Você já ouviu falar que determinada câmara é FRACA? E por quê? Porque seus integrantes são fracos, inoperantes!!! Vote consciente, vote em quem realmente irá representá-lo com dignidade, trabalho e amor pela cidade. Deixe de lado os interesseiros, os “oba-oba”, os mercenários. Nossas cidades merecem um Legislativo à altura do valor de seu povo. Uma Câmara forte e independente, é sinal de que a cidade será bem administrada.

Nenhum comentário: