quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Vida longa a Rádio BJ FM de Ribeirão Bonito

                                               Rádio BJFM de Ribeirão Bonito

Sergio Ronco
Quero aqui neste espaço emitir minha opinião a respeito de um assunto que tem gerado polêmica e algumas distorções.

Há algum tempo me coloquei à disposição para ser o mediador de um debate entre os candidatos à prefeitura de Ribeirão Bonito. Minha condição foi que a Rádio BJFM transmitisse o debate, pois a emissora tem um grande alcance dentro do município. Caso a rádio não pudesse transmitir eu declinaria da função(voluntária) de mediador. Por que declinaria se não tivesse a BJFM como promotora do evento?

Em primeiro lugar, há a obrigatoriedade de um promotor do evento e no caso se a rádio aceitasse essa condição, a mesma seria a promotora do debate. Depois pelo fato citado que a BJ tem um longo alcance, até mesmo em área rural. Dessa forma uma boa parte da população teria à disposição a condição de ouvir os candidatos.

Por algum tempo estudei as regras para o debate e até mesmo tive o aconselhamento de amigos que trabalham na Rádio e TV Bandeirantes. Entrei em contato com o Cartório Eleitoral de Ribeirão Bonito e gentilmente foi me passado as regras ditadas pelo TSE - Tribunal Superior Eleitoral.

Faltava o posicionamento da diretoria da Rádio BJFM. Em ofício encaminhado para a Rádio BJ no dia 1 de agosto, fiz a solicitação e sugestão para a realização do debate, sendo que a mesma seria a promotora do evento. No mesmo ofício solicito também o espaço anexo ao Estúdio Jornalista Geraldo Blota para que fosse facilitada a transmissão, pelo simples fato da proximidade com o estúdio.

Em ofício resposta, a Rádio BJFM declinou de minha sugestão e solicitação, dizendo não haver interesse no evento.

Pois bem, respeito a decisão da emissora, e sei que a mesma teria uma enorme responsabilidade, mas minha intenção sempre foi o de ajudar na promoção de um debate onde os candidatos pudessem expor suas ideias. Penso que para o município seria uma oportunidade ímpar e até pioneira para uma cidade de pequeno porte como Ribeirão Bonito.

Por outro lado, as discussões que li no Blog do jornalista Marcel Rofeal, saíram fora do arrazoado. Com todo o respeito que tenho pelo Presidente do Legislativo de Ribeirão Bonito, Marcelo Lollato, foi o mesmo que após longos anos de transmissão de sessões de câmara que suspendeu as mesmas quebrando uma tradição. As razões alegadas pelo vereador não quero aqui discutir, pode ter suas razões, só acho que o parlamentar deveria se informar como outras cidades fazem, e aqui cito a cidade de Dourado, que recebe do executivo, verba mensal e sem a necessidade de transmissão de absolutamente nada. Acho que poderia ter uma saída dentro da lei. Desconheço que o Tribunal de Contas do Estado seja um órgão consultivo quando o mesmo diz(segundo a matéria do Marcel), que foi o mesmo que orientou no sentido de encerrar as transmissões. Eu pergunto: durante tantos anos de transmissão, nunca houve problema com o TCE, mesmo o  tribunal auditando as contas do Legislativo, como foi possível então?

Prezado amigos, sugerir o fechamento da emissora, como foi proposto pelo ex-presidente(segundo matéria do Marcel) porque a mesma declinou em transmitir o evento é no mínimo uma sugestão de quem desconhece o trabalho que a emissora já realizou e continua realizando em prol da comunidade. Não vou aqui comentar o quanto a BJ foi e continua sendo importante para o município, a população sabe disso. De mais a mais, só mesmo os integrantes do grupo desde a sua fundação da BJ sabem o quanto foi difícil a cidade conseguir a outorga do Ministério das Comunicações, e diga-se de passagem,  a primeira do interior do Estado de São Paulo. Quantas campanhas realizadas com sucesso. Quanta informação de utilidade pública. Quantas entrevistas valiosas e interessantes, além, é claro, do entretenimento. A BJ é para muita gente uma companheira. Tem um papel preponderante no município. Se não faz melhor, é porque 100% dos seus integrantes são voluntários, ou seja, não recebem absolutamente nada pelo trabalho, fazendo pelo amor e carinho pela cidade e pela emissora. São pessoas que doam o seu tempo em prol da comunidade.

Estranho também, é a posição do vereador Sebastião Baldan que há tempos tem espaço na emissora e se utiliza dos seus importantes microfones.  E a estranheza não se faz pelo fato de criticar o declínio  da emissora em não realizar o debate, é um direito seu, mas  pela falta do parlamentar em defender a BJFM, quando é proposto o seu fechamento. Quem cala consente caro vereador. Lamentável!

Para finalizar e deixar mais uma vez clara a minha posição, fui sim a favor do debate, desde que ocorresse dentro da lei e regras que são impostas pelo TSE, discutidas com os partidos e aceitas por todos. Quero também deixar claro que sou um defensor da Rádio BJFM, da qual fui presidente  e hoje diretor de jornalismo com muito orgulho. A Rádio Bom Jesus FM, não tem dono, é um patrimônio de Ribeirão Bonito, é do povo da cidade, por esse e outros motivos, que Deus continue abençoando a BJ e que ela tenha vida longa auxiliando a comunidade local.

Um comentário:

Efigênio de Andrade disse...

Senhor Diretor de Jornalismo da BJ, gostaria de saber a grade jornalística da emissora, se é que existe, poderia me dizer? Desde jpa agradeço pela resposta.