segunda-feira, 15 de agosto de 2016

O tempo passa e as boas lembranças ficam...."Os Jaguares"

Igreja Imaculado Coração de Maria

Sergio Ronco
As lembranças correm pela cabeça e num esforço maior, tento lembrar daqueles momentos que hoje julgo inesquecíveis, mesmo com toda a dificuldade dos longos anos que se passaram quanto pela idade que já não me permite tamanho feito.

Éramos felizes e sabíamos!!! Que turma maravilhosa que se reunia em um dos mais nobres bairros da cidade, Higienópolis. No sentido inverso do pomposo bairro elegante chic e indinheirado de São Paulo, estávamos nós,  Os Jaguares”. Adolescentes, filhos de trabalhadores de famílias simples, sem muitos recursos financeiros, estudantes, cada qual com o seu sonho. Não sei dizer se naquela época já visualizávamos  o que queríamos do futuro.

Aqueles momentos foram únicos e verdadeiros. Amizade sincera, coleguismo, espírito de lealdade e solidariedade com os amigos. Frequentávamos uma congregação, a Mariana, na Rua Jaguaribe, daí o nome “Os Jaguar”, e até mesmo por certa obrigação, assistíamos as missas aos domingos, mesmo porque se não o fizéssemos, não poderíamos frequentar o espaço esportivo da Igreja Sagrado Coração de Maria.

Éramos conhecidos no bairro e abençoado pelos padres daquela igreja. Que saudades do Padre Sirena que acabou emprestando o seu nome para uma corrida organizada por nós e que batizamos de “São Sirena”. A imprensa chegou a dar destaque em algumas edições.

Hoje, com o passar dos anos, podemos analisar melhor e afirmar de maneira categórica, que era um grupo saudável. Os vícios? Frequentar bailinhos, namorar, reunirmos no saudoso “Bar Super X”(nada de bebida alcoólica), o bar era apenas o ponto de reunião.

Nossos pais conheciam cada integrante do grupo. Alguns se destacavam pelo comportamento mais sóbrio e paternalista, e aqui, cito o Urea e o Marega. Duas grandes figuras. Pena que o Urea nos deixou precocemente.  Recentemente, o “Amiche”, o Altafino, também partiu cedo demais, nos deixando saudades e boas lembranças. Que Deus o tenha.

Como disse no início, não sei se sonhávamos com o futuro, pois queríamos viver aquele momento, e nesse quesito, posso garantir que tivemos sucesso.

Hoje, passados 50 anos, podemos dizer que aquele grupo foi um grupo merecedor de medalha de ouro. Médicos, engenheiros, advogados, jornalista, administradores de empresas, professores, executivos, empresários, são algumas das profissões escolhidas por integrantes do grupo.

Com a tecnologia, e a chegada do  whatsapp, estamos podendo nos comunicar e matar a saudade. Está sendo uma espécie de renovação dos grandes momentos que vivemos e que estará marcado para sempre no cantinho da saudade.

A emoção é forte. Não sei dizer se um pouco do que sentimos hoje, é por conta da idade que acaba nos deixando mais sensíveis e até mesmo chorões, dessa forma a sensibilidade acaba aflorando. Mas a verdade  é que sentimos que a cada comentário feito , há um gesto de carinho, amor e lealdade  mútuo.

Que Deus ilumine o caminho de todos!!!

Nenhum comentário: