sexta-feira, 1 de julho de 2016

Vejam os perigos que o veneno conhecido por "chumbinho" traz para todos

Veneno conhecido por 'Chumbinho"

Envenenamento por chumbinho foi a causa da morte do empresário Paulo Cesar de Barros Morato,achado em um motel de Olinda, no Grande Recife, no dia 22 de junho e alvo da Operação Turbulência, da Polícia Federal. Os exames histopatológico e toxicológico nas vísceras de Morato apontaram uma "intoxicação exógena por organofosforado", informou a Polícia Científica de Pernambuco nesta quinta-feira (30). (G1)

Chumbinho (no BR) é um produto clandestino, irregularmente utilizado como raticida. Não possui registro na Anvisa, nem em nenhum outro órgão de governo. O agrotóxico aldicarbe (carbamato Aldicarb) figura como o preferido pelos contraventores, encontrado em cerca de 50% dos ‘chumbinhos’ analisados. A outra metade são organofosforados diversos. A Anvisa afirma que a matéria prima para este produto vem de roubo de carga ou entrada ilegal de produtos químicos pela fronteira. Seu uso está relacionado intensamente a assassinatos, suicídios, e mortes por intoxicação acidental. Pessoas ou animais que ingerem o chumbinho sentem fortes dores, anseiam vômitos e também perdem o sistema imunológico, além de prejudicar células e tecidos.
Estudos comprovam que seu uso como raticida não é eficiente. Apesar do rato, após comer o veneno, morrem bem próximo ao alimento envenenado. Os estudos do hábito dos ratos demonstram que, comumente, é o mais velho o primeiro a se alimentar, e, logo que ele morre, os mais novos rejeitam o alimento, sendo então aconselhável os anticoagulantes registrados na Anvisa, que, apesar de provocarem uma morte mais lenta, permitem uma maior abrangência do veneno(Wikpédia)

Nota da Redação: O tal chumbinho é o veneno preferido daqueles que comentem crime eliminando cães e gatos das rua públicas.

Nenhum comentário: