sábado, 23 de julho de 2016

Radar do Ronco - Prever o imprevisível.....

Sergio Ronco
Em política tudo é possível e nada pode ser considerado previsível ou imprevisivel. Como diz aquele velho ditado, a política é como nuvem, a cada momento está de um jeito.

A política é a arte  da organização, direção e administração. E mais que isso, é a arte de compreender e entender o que o povo quer. 

Em Ribeirão Bonito, cidade onde acompanhei os bastidores da política de 1996 a 2012, deixando de fazê-lo daí em diante, por várias razões que não vale aqui detalhar, não mudou muito ou quase nada.

Alguns aspectos para o próximo pleito pode ser considerado positivo, o custo das campanhas, ou melhor, os recursos que estarão à disposição dos partidos serão escassos. Não sei se é ousadia dizer que ninguém tem "grana" para torrar e será muito difícil formar um caixa de maneira legal para custear as despesas. Aquela história de candidato a vereador exigir recursos para trabalhar em prol da chapa majoritária ficou no passado e a tendência daqui pra frente é essa. Gastar sola de sapato e uma boa conversa são as melhores formas de emplacar e garantir espaço.

Voltando ao "imprevisível", arrisco a dizer que em Ribeirão Bonito depois de algumas mudanças significativas no quadro de pré candidatos e com a divulgação da imprensa local dos atuais postulantes, inclusive deste blog,  como sendo o quadro definitivo até o momento maior da Democracia em que o eleitor digita o número do seu preferido, ainda pode mudar e surpreender muita gente. A convenção dos partidos já teve início desde  o último dia 20 de julho com prazo para terminar em 5 de agosto. Até que oficialmente não seja definido quem serão os candidatos oficiais, muita água passará por debaixo da ponte.

Um outro fator que parece que ainda não está muito claro para alguns que estarão na disputa, é a maneira de se fazer política. Parece que ainda existe a mentalidade que a prática de ofensas, mentiras e verdadeiras baixarias possam soar como forma benéfica e eficiente de atrair o eleitorado. Está mais que provado que o povo rechaça esse tipo de ação. Recentemente em Ribeirão Bonito um panfleto foi distribuído pelas ruas com texto que pôde mostrar muito bem a incapacidade de se trilhar os caminhos da boa política para alguns.

Os comentários na cidade após esse fato foi prova de que a população quer distância desse tipo de ação e, se o eleitor ainda conseguir identificar de onde partiu, aí o prejuízo é maior ainda. O difícil é convencer os partidários da baixaria que isso não funciona, pois está no sangue dos autores e na maneira pouco republicana de se fazer política.

Dessa forma prever o que vai rolar na política da cidade é humanamente imprevisível. Uma coisa é certa, os erros cometidos na conduta dos derradeiros dias que antecedem o pleito, serão fatais

Sergio Ronco é morador em Ribeirão Bonito desde 1977
Formado em Administração de Empresas, trabalhou na Rede Bandeirantes de Rádio e Televisão, onde conviveu com jornalistas que fizeram e fazem história na imprensa: Vicente Leporace, Hélio Ribeiro, de quem foi assessor, Joelmir Beting, Salomão Esper, José Paulo de Andrade entre outros.

3 comentários:

arnaldo davoglio disse...

Pior do que o político é o eleitor que vende o voto, pois sempre que um cidadão de bem decide disputar uma eleição e vai até sua casa apresentar propostas de governo é covardemente ignorado e interrompido com uma enxurrada de pedidos de dinheiro para pagar suas contas de Água, Luz, Gás ... Resultado! Na maioria das vezes o candidato com honestidade acaba não sendo eleito, ganha o ladrão, o trapaceiro, o bandido, o caloteiro ....enfim; ganha quem compra a dignidade humana, infelizmente com raras exceções.
Portanto! Você cidadão que não faz parte desta turma de individualistas covardes, descruze os braços, levante deste sofá e diga não aos corruptos e seus milhares de cúmplices disfarçados de homens de bem.

Arnaldo Cesar disse...

Essa prática é costumeira e atinge praticamente todas as cidades, é o chamado jogo sujo da política

Sergio Ronco disse...

rararara..É bom reclamar com a Veja, com a Folha com a Radar 64, com a Radar Noticias, com a Radar On Line etec...etc... rsrsrsrs. Será que a palavra foi criada por você? rsrsrsrs...Ah, continue me dando IBOPE, tá?