quinta-feira, 21 de julho de 2016

NASF em Trabiju agiliza atendimento de saúde à população

A equipe do NASF conta também com profissional de fonoaudiologia

A saúde em Trabiju conta com o NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), que funciona junto à Unidade Básica de Saúde Manoel Morales. Ele é formado por uma equipe de profissionais de diferentes áreas de conhecimento, que atuam de maneira integrada e apoiando os profissionais da equipe do Programa Saúde da Família, compartilhando as práticas e saberes em saúde no território sob responsabilidade desta equipe.  Entre as suas ações, o NASF já implantou em Trabiju o Telessaúde, em parceria com o Ministério da Saúde e o núcleo de Telessaúde da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS).

Pelo Telessaúde, os profissionais de Trabiju mantém contato direto com o núcleo da UFRS, com os seus especialistas das mais diversas áreas, seja para uma segunda opinião a respeito do caso de um paciente ou para esclarecer dúvidas sobre os melhores tratamentos disponíveis. Isso evita o deslocamento do paciente para um serviço de referência para nova consulta.

Criado com o objetivo de ampliar a abrangência e a oferta das ações da atenção básica, bem como sua resolutibilidade, o NASF busca contribuir para a integralidade do cuidado aos usuários do SUS, principalmente por intermédio da ampliação da clínica, auxiliando no aumento da capacidade de análise e de intervenção sobre problemas e necessidades de saúde, tanto em termos clínicos quanto sanitários e ambientais dentro do território.

Dentre os profissionais que compõe a equipe do NASF em Trabiju está os médicos William Letice (Fisioterapeuta) e Vanessa Cristina Toni (Fonoaudióloga).

Os trabalhos que estão sendo desenvolvidos por esta equipe passam por uma avaliação da necessidade do município antes de serem implantados.

O objetivo principal do NASF é apoiar a equipe do Programa Saúde da Família, aumentando sua capacidade de resolução dos problemas encontrados no dia a dia.

“Semanalmente os profissionais do NASF se reúnem com os profissionais da equipe de Saúde da Família para discutir casos de maior complexidade e que exigem um conhecimento maior em áreas que não são de sua formação. Os profissionais apresentam suas dificuldades e problemas encontrados e, em conjunto, buscamos a melhor solução para nossos pacientes, acionando, inclusive, mecanismos externos à área da saúde quando necessário”, explica a secretária de Saúde de Trabiju, Karla Malkomes.

Nenhum comentário: