sábado, 30 de julho de 2016

Gente de qualidade....Montival da Silva Santos

Sergio Ronco
Aqui quero prestar uma singela homenagem a um amigo que conheci nos anos 70, Montival da Silva Santos(foto).  Por intermédio de meu irmão Pedro Luiz Ronco que já trabalhava na Rádio Bandeirantes de São Paulo, fiz uma entrevista com ninguém menos que Hélio Ribeiro, que na época era apresentador do programa "O Poder da Mensagem", líder em audiência no horário nobre da emissora(12h00 às 14h00), e também acumulava o cargo de diretor artístico.

Foi uma época difícil para mim, pois havia perdido minha grande referência, meu pai havia falecido e necessitava de um novo trabalho. Após a entrevista com Hélio Ribeiro, fiquei no aguardo de um possível chamado. Para minha alegria, o Hélio acabou por me dar a oportunidade de trabalho em uma das mais respeitadas rádios do país.

Fui contratado para o cargo de arquivista da discoteca da emissora. Para se ter uma ideia, na época a Bandeirantes tinha a maior discoteca de todas as emissoras de São Paulo. Eram discos de vinil que chegavam aos montes todos os dias, de diversas gravadoras e diversos cantores. Compacto simples, compacto duplo e LP(vinil).

Cada disco era catalogado por nome da música, por  cantor, por compositor e por disco. Dessa forma o programador musical poderia encontrar o que procurava de várias maneiras. Os casulos(espaços em que eram guardados os discos) também ficavam de forma fácil de ser encontrados.
Vicente Leporace - O Trabuco

Essa época talvez tenha sido uma das mais marcantes na história da emissora. Imagem amigos, os nomes que vou citar e que trabalhavam na Bandeirantes: Vicente Leporace, Salomão Esper, José Paulo de Andrade, Joelmir Beting Gualberto Curado, Newton Miranda, Fausto Macedo, Ferreira Martins, Jorge Helal, Humberto Marçal, Baby Duraes, José Maria Scachetti, Antonio Pimentel, Antonio Carvalho, Aurea Maria, Lourival Pacheco Walker Bráz, Muibo CuryFiori Gigliotti, Mauro Pinheito, J. Hawilla, Roberto Silva, Beija Flor, Sargento Ranulfo, Helio Ribeiro, Ramos Calhelha, Tonico e Tinoco, Tio Nassim e várias outras feras.
Salomão Esper e José Paulo de Andrade

Na mesma Bandeirantes, trabalhei com o astrólogo Omar Cardoso e depois junto com também amigo Pedro Vilela, assessoramos o Hélio Ribeiro.
Helio Ribeiro e Chico Anísio

Pois bem, uma pessoa que me orientou e me ajudou muito no início de trabalho foi Montival da Silva Santos, assessor do Hélio Ribeiro desde a Rádio Tupi e que acompanhou o Hélio na Bandeirantes. Montival era uma verdadeira enciclopédia musical, sabia tudo de música: cantores, autores, músicos etc. Com seu jeito simples, amigo e companheiro, cativava a todos. Fez grandes amizades com grandes expoentes da música que fizeram e ainda fazem sucesso. Dificilmente um cantor do passado não tenha conhecido e até mesmo ficado amigo de Montival.

Montival recebia os divulgadores das gravadoras com a mesma presteza e educação. O ouvido do Montival era algo impressionante, se dizia que uma música iria acontecer, iria ser sucesso, poderia escrever que estava certo.

O sorriso era contagiante do amigo e sempre disposto a ajudar no que fosse preciso. Sei que Montival cresceu profissionalmente e hoje é grande empresário em Aruba, no Caribe ao largo da costa da Venezuela. Não foi a toa que o amigo galgou degraus importantes em sua vida, pessoas como Montival são exemplos de dignidade, moral e respeito.

3 comentários:

Unknown disse...

Meu grande amigo e companheiro de trabalho Sergio Ronco. So agora recebi de uma amiga a materia que voce escreveu no seu Blogdoronco.blogspot.com. Nao sabia.
Obrigado pelo carinho!
Saiba que carinho que sinto por voce é muito. Sempre o admirei e tentava ser igual voce! Voce era educado,elegante,sabia falar bem e o caracter é unico Sergio. Foi uma das pessoas mais educada,amiga,carinhosa e mais integra que conheci. Sempre digo que esta epoca foi a época dos meus anos dourados. Convivi com tantos amigos de inumras qualidades que dar para escrever uns 3 livros contando a historia de cada um.
Começando pela radios e tv que trabalhei: Radios:Difusora,Tupi,Bandeirantes,Capital e Tv Tupi Canal 4.
Voce Sergio,seu irmao Pedro Ronco,Pedro Vilela,Deosdete Ramos,Mauro Troiano,Helio Rossi,Carlos Lara,Joao Alvino,Candinho,Mauricio Ovadia,Marcos Cagiano, e tantos locutores,apresentadores,atores,cantores e personalidades amigas...minha vida foi uma linda historia! Formada por cada pedecinho de voces..Tenho muito de todos voces amigos. Voces sempre estarao em meu coração...

Sergio Ronco disse...

Caro amigo Montival, suas palavras foram fortes demais e a emoção aflorou. Sempre tive o maior respeito por você, sabedor de sua batalha e de sua competência. Continuo sendo seu grande admirador. Que Deus continue iluminando você e sua família, forte abraço

Unknown disse...

Muito legal saudades