quarta-feira, 13 de julho de 2016

Bixiga, o bairro de muitas histórias e da gastronomia italiana

Sergio Ronco
Prezados amigos, ontem, quarta(13), fiquei fora do ar com as postagens do Blog do Ronco por conta da revisão dos meus 63 anos,  oportunidade em que fui até São Paulo visitar o competente médico Luiz Estavam Ianhez, um dos mais renomados Nefrologista e Cardiologista do país. Depois é claro, de falar sobre Ribeirão Bonito, terra natal da tradicional família Ianhez, veio o check-up. Para minha alegria o coração ainda não está batendo fora do bumbo e os rins continuam trabalhando, apesar do esforço que tenho dado a ele.
Bem, não é sobre minha saúde quero falar, acontece que o consultório do Estevam é na Rua 13 de maio, em pleno bairro  Bela Vista, ou melhor, Bixiga. Esse apelido(Bexiga) se deu pelo fato de um morador antigo, que era chamado de  Antonio Bexiga, pois havia contraído varíola e por conta disso deixaram marcantes  cicatrizes em  seu rosto. Com o tempo o “BE” virou “BI”(Bixiga)

O tradicional bairro ainda guarda traços da época áurea aonde integrantes italianos recém-chegados da Itália, mais precisamente da Calábria e Sicília e com poucos recursos financeiros foram construindo pequenas moradias.
Visitar o Bixiga para mim é recordar o passado de minha família, pois meus avós maternos moraram durante anos no local. Parte da minha infância passei no Bixiga convivendo com os italianinhos do bairro.

Ontem, como disse, estava na Rua 13 de Maio, coração do Bixiga. Aproveitei para matar a saudade e relembrar um pouco do passado.

Confesso que fiquei emocionado após tantos anos, visitar a  Igreja Nossa Senhora Achiropita, aquela que minha mãe fazia questão de nos levar aos domingos. Naquele momento senti a presença da dona Wilma Ronco, momento único e verdadeiro.
Bem, e as cantinas italianas? A mais antiga delas, a Capuano continua no mesmo lugar, desde 1907, mais de um século oferecendo o melhor da gastronomia italiana. O Roperto está na 13 de Maio desde 1942, um dos restaurantes mais tradicionais do bairro.
Mas eu queria mesmo era conhecer o “Seo” Walter Taverna que tanto meus tios falavam. Taverna é dono da Cantina Da Conchetta e tem uma história que se confunde com o próprio bairro do Bixiga. Neto de Sicilianos, com 82 anos, dirige os negócios até hoje. Comparece à cantina todos os dias. Faz questão de dizer que trabalha 18 horas por dia.
Quando entrei na cantina avistei um senhor sentado, bem agasalhado usando uma boina típica dos italianos. Logo imaginei  se tratar do Seo Walter Taverna. Sentei ao seu lado e a conversa foi fluindo de forma muito agradável, mesmo porque, a narrativa e a história do Bixiga feita pelo Taverna, foi uma verdadeira viagem no tempo.
O pai do Seo Walter foi cozinheiro da Cantina Capuano, daí nasceu o gosto para seguir os ensinamentos do pai. O nome Conchetta foi uma homenagem a uma senhora do bairro.
Os feitos de Walter Taverna estão no livro dos recordes,  fez um bolo de aniversário de São Paulo de 1,5 km, a maior pizza, com 554 m de comprimento  o maior sanduíche, com 600m e o maior bolo com 12 mil kg e repete o feito todos os anos desde 1985.

Quem vai à Cantina Conchetta além de apreciar o bom prato italiano, e a sugestão é o Fusilli à Calabresa, o cliente poderá assistir a tradicional tarantela de terça a domingo e mais, a batida de tampas de panelas executada pelo próprio Walter Taverna : “Uma vez eu estava servindo mesas, me desequilibrei e caí. As pessoas ouviram o barulho e riram. Daí tive a ideia de pegar tampas de panela e bater durante a tarantela. As pessoas até acham que é uma tradição italiana, me fotografam”, disse Taverna.
Taverna gosta tanto do que faz que é dono de duas cantinas, a Conchetta e a Bixiga Amore Mio. Com toda certeza o Seo Walter poderia ser chamado de embaixador do Bixiga, mesmo porque além do trabalho nas cantinas, é o presidente do Centro da Memória do Bixiga.
Padaria Basillicata
Antes de seguir viagem para Ribeirão Bonito, não poderia deixar de passar na Padaria Basilicata, também na 13 de Maio, e trazer o mais famoso pão italiano.

Nenhum comentário: