quarta-feira, 29 de junho de 2016

O médico que ousou afirmar que os médicos erram – inclusive os bons


Em livro de sucesso, recém-lançado no Brasil, o neurocirurgião inglês  Henry Marsh afirma que os médicos são confiantes em excesso. E que cabe aos pacientes desmistificá-los.

O neurocirurgião inglês Henry Marsh. “Não é porque você cometeu um erro que é mau médico. É sinal de que é um ser humano” (Foto: Simon Clark)

ÉPOCA - Os médicos têm dificuldade de se colocar no lugar do paciente?
Marsh - Não sei que tipo de médico eu seria se meu filho, quando era um bebê de 3 meses, não tivesse tido um tumor cerebral. Ele foi operado, o tumor se mostrou benigno e ele ficou bem, mas quase morreu. Muito cedo em minha carreira, tive essa lição dolorosa, mas muito útil de como é ser um pai desesperadoramente ansioso, assustado. Essa experiência me fez muito mais simpático a meus pacientes e a suas famílias. Quando os médicos são jovens, saudáveis, eles não entendem o que os pacientes estão passando. Muitos dizem que, depois que ficam mais velhos e se tornam pacientes, se dão conta de que nunca tinham realmente entendido o que os pacientes haviam passado.
Leia a matéria na íntegra AQUI na Revista Época

Nenhum comentário: