quinta-feira, 23 de junho de 2016

Municípios da Comarca buscam parceria no transporte de pacientes


Foto: Divulgação.

Na quarta-feira (22) o prefeito de Ribeirão Bonito Nenê Forte, se reuniu com as Diretoras Municipais de Saúde de Ribeirão Bonito, Dourado, Trabiju e Boa Esperança do Sul em seu gabinete para discutir ações integradas entre as secretarias em relação ao transporte de pacientes para tratamento médico-hospitalar em São Paulo e Ribeirão Preto.

O objetivo da reunião foi a apresentação e discussão de um plano de ação no qual, através de termo de cooperação entre os municípios integrantes da comarca, em rodízio semanal, se promova o transporte de pacientes em sistema integrado, ou seja, semanalmente um município ficará responsável pelo transporte, onde os demais partícipes se encarregarão do transporte até o município responsável; na volta os pacientes serão transportados diretamente aos domicílios de origem.

“Em função da crise financeira que assola os municípios elaboramos este plano e tão logo o apresentamos aos prefeitos Juninho Rogante de Dourado, Fabrício Vanzelli de Trabiju e Edinho Raminelli de Boa Esperança do Sul, recebemos o apoio para a viabilização do mesmo”, afirma Nenê Forte.

Segundo a diretora de Saúde de Ribeirão Bonito Maria Eliza Lazarini Alboleia, “serão realizados diagnósticos das demandas de cada município e já na primeira semana do próximo mês iniciaremos este sistema de transporte”.

Ficou definido que Ribeirão Bonito se encarregará pelo transporte de pacientes na primeira semana, Dourado na segunda, Trabiju na terceira e Boa Esperança do Sul fecha a última semana do mês de julho.

“A troca de experiências, a contar pela primeira reunião, valeu a pena”, comentou Elaine Ap. Pirangelo Carlos, diretora de Saúde de Dourado. Mesma opinião expressou Patricia Cristina, diretora de Saúde de Boa Esperança do Sul, enfatizando a importância de racionalizar e melhorar cada vez mais os serviços prestados à comunidade. Para Carla Malkones, diretora  de Saúde de Trabijú, “a reunião foi bastante produtiva, pois além da pauta principal pudemos estabelecer outras parcerias e cooperações mútuas, visando o bem estar da comunidade”.
Luís Mario dos Santos, diretor de Planejamento de Dourado destacou a importância desta cooperação entre os municípios, frisando “a importância de melhorar e assistir, cada vez mais a comunidade com os olhos voltados ao bem estar do cidadão”.

O diretor de Logística de Ribeirão Bonito, José Marccio da Silva demonstrou entusiasmo com a proposta. “É uma boa alternativa de racionalizar custos e um exemplo para outras gestões”, disse.
Também estiveram presentes à reunião as agendadoras Iara Beatriz Tenca (Dourado), Rose Elena Galo (Ribeirão Bonito) e Glória A. Cesarino, Chefe do Setor de Saúde de Trabiju.

Nenhum comentário: