sábado, 4 de junho de 2016

Momento Pet com Lilian Speranza

Coprofagia em cães - o hábito de comer as próprias fezes

A Coprofagia ( hábito do cão de comer as próprias fezes) ainda não foi desvendada por completo pelos especialistas, mas ao que tudo indica está ligada ao instinto de preservação, distúrbios psicológicos e até mesmo deficiência de nutrientes.

A causa pode estar relacionada com problemas de comportamento, desnutrição, doenças ou fome. Descobrir a causa é o primeiro passo para eliminar esse comportamento.

Existe uma série de fatores que desencadeiam a Coprofagia. Cadelas costumam ingerir as fezes de seus filhotes para deixá-los limpos e, dessa forma, alguns desses filhotes reproduzem o comportamento da mãe e passam a fazer o mesmo. Conforme vão crescendo, o comportamento desaparece.

O grande problema acontece quando esse hábito continua no cão crescido ou quando um cão já adulto, que nunca apresentou o quadro, começa a ingerir suas próprias fezes ou de outros animais. Nesse momento deve-se começar uma investigação. A ansiedade, o instinto de preservação, medo, estresse podem levar a esse quadro ou problemas de saúde, nutricionais e disfunções metabólicas.

É muito comum que cães filhotes façam suas necessidades em lugares errados, pois ainda estão aprendendo. Algumas vezes os donos não os levam para passear frequentemente e isso acaba acontecendo.  Se o dono repreende o cão agressivamente, esse filhote pode passar a ingerir essas fezes na tentativa de escondê-las ou removê-las. O cão acaba, portanto, associando as fezes a algo errado e persiste com o hábito mesmo já adulto, por medo. A absorção incorreta de nutrientes também pode contribuir para o desenvolvimento da Coprofagia. O animal pode ser alimentado com a melhor ração e ainda assim não absorver tudo que é necessário. Buscando vitaminas e minerais que lhe fazem falta, esse animal acaba ingerindo suas fezes.

Essa deficiência pode não estar ligada a qualidade da alimentação e sim a quantidade e a forma como lhe é oferecida. Se a quantidade for pequena, pode haver desnutrição e se for excessiva, os nutrientes podem não ser absorvidos corretamente e passar intactos pelo sistema digestivo.


Portanto, alimentar o cão 1 vez ao dia pode fazer com que ele coma muito rápido, prejudicando a digestão, o que impossibilita a absorção das vitaminas e minerais.

Certos medicamentos como antibióticos alteram a cor, o cheiro e a aparência das fezes, deixando o cão interessado!

Situações traumáticas, ansiedade, reclusão (animais que ficam muito tempo sozinhos), são fatores predisponentes. O animal comerá as fezes pra chamar atenção ou como válvula de escape pra seu conforto.

O medo de ser punido também faz com que o cão passe a ingerir os seus dejetos, principalmente cães ansiosos. Se um animal come as próprias fezes, o risco para ele próprio não é tão grande quanto se ele comesse as fezes de outro animal. Quando isso acontece, ele corre o risco de ingerir ovos de parasitas e bactérias que podem levar a doenças graves. Diarréia é o sintoma mais comum.

Para combater esse hábito, deve-se descartar doenças e problemas de saúde através de exames laboratoriais. Se não houver quadro clínico que justifique o comportamento, deve-se avaliar a alimentação. 

Deixar o ambiente limpo e levar o animal para passear também é muito importante, deixando-o fazer suas necessidades com calma e quando fizer no local correto, elogiar e dar carinho, para que se sinta seguro.

É natural que o animal fique obcecado em comer suas fezes. O papel do proprietário é desviar a atenção do animalzinho para algo mais interessante como brincar, jogar bola ou um petisco. Limpe as fezes e jogue-as fora e ele gradualmente perderá o interesse por elas!

Nenhum comentário: