domingo, 26 de junho de 2016

Festa Junina, a tradição que anima comunidades

Origem da Festa Junina 

Existem duas explicações para a origem do termo "festa junina". A primeira explica que surgiu em função das festividades, principalmente religiosas, que ocorriam, e ainda ocorrem, durante o mês de junho. Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.



No interior, a Festa Junina é mais frequente e muito animada. No sábado passado fomos convidados a participar de uma delas na bela Fazenda do casal Mario Nelson Bueno e Renata, em Dourado.

Ao chegarmos ao topo da serra de Dourado, pela estrada municipal,  já era possível avistar a enorme fogueira, prenúncio de uma grande noitada.

Com muito bom gosto, o "Pub do Nerso", ambiente aconchegante para eventos, estava decorado com o tema junino. Os convidados foram chegando e para surpresa de todos, um trio lá estava para abrilhantar a noitada. Dois violões e uma bateria foram os instrumentos do trio, que fez a alegria dos presentes até altas horas da madrugada.

Claro que não poderia faltar o levantamento do mastro com os santos festeiros e a tradicional queima de fogos.

Renata e Mario Nelson


"A minha felicidade é poder estar sempre com os amigos", disse Mario Nelson, visivelmente contente em proporcionar aos convidados uma festa das mais animadas.


Momentos da Festa Junina


 Fotos: Celular

Nenhum comentário: