quarta-feira, 18 de maio de 2016

"Raízes do Ouro Verde" - Mostra fotográfica de autoria de Vilson Palaro Junior

Exposição fotográfica premiada em Florença-Itália passa por diversas cidades do país


Vilson Palaro Junior iniciou o trabalho fotográfico "Raízes do Ouro Verde" em junho de 2013 em Arceburgo -  Minas Gerais e  se estendeu por algumas cidades do Estado de São Paulo, como Brotas, Itapuí, Jau e São Carlos,  retratando a produção manual do café que levou o nome de fatto a mano em italiano ou feito a mão em português. O trabalho foi dividido em partes, tendo numa segunda etapa desenvolvido a questão dos imigrantes italianos pelo fato de fazer parte da história familiar de Palaro Junior e  também pelo projeto de levar para a Itália essa coletânea fotográfica. 

Um vídeo de aproximadamente 15 minutos foi produzido  onde além do destaque das diversas fases na lavoura do café até ele chegar à mesa, com direito a torra em pequenas quantidades e o preparo no velho e muito utilizado coador de pano, Palaro Junior mostra algumas fazendas da época da escravidão.

Em Florença, Itália, o trabalho de Palaro Junior foi ganhador do 1º prêmio 
" Lorenço Il Magnifico", na X Biennale Internazionale D'arte Contemporanea em 2015.

A mostra fotográfica do "Raízes do Ouro Verde" teve inicio em junho de 2015, no Museu do Café em Botucatu e na mesma semana no Museu do Café em Santos, passando por Araraquara e Ribeirão Preto. Em São Paulo, no Metrô, em várias estações, atualmente a apresentação está sendo realizada na estação Paraíso. Palaro Junior pretende percorrer outras cidades do país com essa exposição. 

Ontem foi a vez da exposição estar presente na cidade de Jau, no Museu Municipal de Jahu, que teve início às 19h30, com a apresentação de vídeo e a mostra das fotos que levaram a assinatura de Vilson Palaro Junior. Após a apresentação foi servido um coquetel aos presentes.
 Algumas fotos do café feito a mão que levam a assinatura de Palaro Junior
A foto de autoria de Vilson Palaro Junior com o lavrador Antonio Benedito Nicolau da cidade de Brotas, segurando um punhado de café,  levou até Jau,  três de suas filhas a prestigiarem a exposição "Raízes do Ouro Verde".
Vilson Palaro Junior fala aos presentes após a  apresentação do vídeo que conta um pouco da história do café feito a mão e de algumas fazendas da época da escravidão.
O Prêmio de 1º lugar na X Exposição na Biennale Internazionale D'Arte Contemporanea em Florença - Itália.


Nenhum comentário: