segunda-feira, 9 de maio de 2016

Juca Varella - Fotografia - A trajetória de um dos mais importantes profissionais do fotojornalismo do país

Juca Varella

Estou perto de completar 5 mil amigos no meu facebook e entre eles está o Juca Varella. Dificilmente passo dias sem dar uma passada pelo face do Juca, pena que por conta do trabalho dele, às vezes fica tempos sem nos mandar notícias.

No face do Juca, ele convida para assistir a um programa que vem sendo exibido pelas TVs por assinatura: "Fotógrafos".


A criação é da jornalista Claudia Belfort, o roteiro da jornalista Márcia Nepomuceno e a direção de Elias Angico, ambos da GW produtora. A pesquisa e produção é da fotógrafa Monica Zaratini.

A ideia é contar as histórias das fotos mais significativas de cada profissional. Mostrar que antes do clique que congelou aquele momento houve um trabalho duro, seja de natureza jornalística, antropológica, estética ou científica.

Na noite desta segunda, assisti a série "Fotógrafos" Desta feita foi a vez do jornalista e fotógrafo Juca Varella contar um pouco de seu trabalho profissional.

O programa tem duração de 30 minutos. Imperdível meia hora, de uma narrativa do próprio Varella que descreve sobre sua trajetória de sucesso no fotojornalismo que teve início, pode-se dizer, quando ganhou de seu pai Carlito, sua primeira máquina, uma modesta xereta. De acordo com Varella, a primeira foto foi em Ribeirão Bonito, cidade onde morou por um período de sua vida, registrando um incêndio em uma fábrica de borracha. Essa foto, com muito orgulho, segundo o autor, foi estampada no jornal que circulava na cidade na época, O Estalo.

A forma como Juca Varella detalha as coberturas que realizou, a maioria pelo importante jornal Folha de São Paulo, deixa o telespectador atento pela forma direta do relato, como se Varella estivesse revivendo cada momento importante das diversas coberturas jornalisticas que realizou.

Com a narrativa em off, as fotos batidas por Juca foram sendo apresentadas, mostrando a arte e em muitas delas, o oportunismo no clique, como na foto do Presidente Fernando Henrique Cardoso com as pernas cruzadas mostrando um furo em uma das meias. Claro que virou primeira página!

Visualizando as fotos, percebe-se claramente que Juca procura um melhor posicionamento para seus registros fotográficos. Muitas vezes, está em posição totalmente contrária dos demais profissionais, mostrando um ângulo diferente da mesma cena.

Não faltou emoção ao jornalista quando se lembrou dos momentos difíceis que passou durante a guerra em Bagdá, para onde foi escalado para essa cobertura juntamente com o companheiro, o jornalista Sergio Dávila.

Ganhador de vários prêmios, Juca Varella passou por dois dos principais jornais do país, Folha de São Paulo e Estadão, este último como editor de fotografia. Atualmente Juca Varella empresta seu talento para a EBC/Agência Brasil, como gerente de imagem



 Algumas fotos de Juca Varella apresentadas no programa "Fotógrafos"

 Fernando Henrique,  cruza as pernas e deixa à mostra, a meia furada
 PC Farias morto, no Instituto Médico Legal em Alagoas
 As covas para os mortos do massacre do Carajás
 Funeral de Ayrton Senna
 Juca Varella e o companheiro Sergio Dávila em Bagdá
  O terror da guerra sob as lentes de Varella
 Garoto ferido. O melhor ângulo de Juca Varella
 Copa do Mundo

Fotos reprodução apresentadas pelo programa Fotografia, de autoria de Juca Varella, exibido pelas TVs por assinatura.

Nenhum comentário: