segunda-feira, 16 de maio de 2016

Atendimento em bancos, clientes cada vez mais insatisfeitos

O que deveria ser aprimorado pela rede bancária ao longo dos anos  e com a forte demanda de correntistas, o serviço de atendimento ao público deixa a desejar em muitas agências. A principal reclamação é o tempo que o cliente demora para ser atendido, mesmo com o sistema eletrônico de senhas. O número de caixas está sendo insuficiente, segundo os clientes, o que acaba gerando um desconforto. 

Afinal, a Lei de Filas em Bancos é válida ou não? Muitos já ouviram falar na "Lei dos 15 minutos"

A “lei dos 15 minutos”
 Muitos Municípios possuem a famosa “Lei dos 15 minutos“, que limita em 15 minutos o tempo máximo de espera dos clientes na fila para atendimento nos bancos e em 30 minutos nos dias de pico.
É importante deixar claro que cada Município possui a sua lei e não existe uma Lei Federal neste sentido. Portanto, antes de qualquer coisa, é importante verificar qual a lei do seu Município que trata deste assunto.
Normalmente, essas leis também prevêem que os bancos devem possuir um sistema de controle de senhas e horários, além de afixar avisos sobre o tempo estabelecido em locais de fácil visualização do público. Deveria haver uma obrigatoriedade dos bancos em comunicar à população se aquela determinada agência está na Lei dos 15 Minutos, com aviso afixado na parede para que todos possam saber.
Se é ou não válida a tal Lei, o certo é que existe com certeza, em algumas agências, um descaso com os clientes por conta do número de funcionários que colocam à disposição da população. Muitas vezes um pequeno comércio tem mais funcionários que uma agência bancária, e que por conta disso, o atendimento é mais rápido.
Outro fato que de forma generalizada ocorreu nas agências, foi a retirada dos relógios da parede. Parece que essa constatação é clara e que não há outra  justificativa a não ser a de não deixar o cliente perceber que está naquele local por muito tempo sem ser atendido.
Muitas tarefas que eram exclusividade das agências bancárias, agora estão sob a responsabilidade dos Correios, pontos de serviço e lotéricas. Acontece que diferentemente dos bancos, esses estabelecimentos são pequenos e não possui estrutura que possa garantir o conforto da população, mesmo porque quando há filas, elas se formam na calçada, e  muitas vezes, com o sol quente ou até mesmo com chuvas.
Será que todas as agências funcionam de acordo com o que prevê a Lei? Todas tem sanitários ao público? e banheiros aos cadeirantes? Todas tem rampa de acesso a cadeirantes? Todas tem bebedouro à disposição da população?
É sabido que os lucros dos bancos são estratosféricos, e o atendimento muitas vezes, vem no sentido inverso.
Que fique claro que esta crítica nada tem a ver com o funcionário(a), e sim com a estrutura na qual trabalham.

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