segunda-feira, 14 de março de 2016

Moradores cuidam de cachorros abandonados em Dourado, SP




Os cães abandonados que vivem nas ruas de Dourado (SP) não passam mais fome e sede. O município não tem canil ou centro de zoonoses e, preocupados com os animais, dois moradores decidiram colocar ração e água em diferentes pontos da cidade.

Na primeira vez, o empresário Sérgio Ronco colocou 1 kg de ração e três litros de água em um cocho, mas percebeu que apareciam mais cachorros a cada dia e aumentou a quantidade. Atualmente, ele disponibiliza 6 kg de ração e seis litros de água em um novo espaço, instalado do lado de fora de seu estabelecimento.

“Eu coloquei um pequeno cocho dentro da minha loja para alimentar os animais que passavam por aqui e com o tempo fui percebendo que eles vinham em maior número, foi aí que decidi colocar um cocho maior na parte externa”, explicou Ronco.
Segundo ele, uma das câmeras do estabelecimento registra a movimentação dos animais. Por dia, são mais de 10 cães. “É muito gratificante, legal e bacana ver que o bichinho chega aqui, a gente vê que ele esta com fome e sai com a barriguinha cheia. Quem sabe na cidade as outras pessoas se interessem e façam o mesmo que a gente”, disse.

Em frente à residência da empresária Claudia Batista, os itens são deixados há cerca de 10 anos. Por dia, ela gasta 6 kg de ração e 10 litros de água, além de consultas em veterinários.
“Tenho um  veterinário que faz um preço mais acessível para mim nas castrações e internações, normalmente ele cobra só o medicamento. Tem outro veterinário na cidade que, se acontece algum problema com os cachorros e a gente precisar fazer algum trabalho, também castra de graça e, quando a gente faz alguma campanha, as pessoas ajudam”, contou.

Além de tratar dos animais da rua, Claudia ainda cuida de 30 cães e seis gatos que vivem dentro de sua casa. Recentemente, ela resgatou alguns filhotes abandonados em uma lata de lixo e gravou imagens, contando que agora eles ganharam um novo lar.

“Eu não ganho nada com isso e também não tenho interesse em ganhar nada, a gente faz essa campanha por amor, porque eles precisam da gente”, finalizou a empresária.
  Veja a matéria da EPTV AQUI

Nenhum comentário: