quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Projeto "Pássaro para Todos" estará no Terra da Gente da EPTV

 Marcelo e Eduardo

O Blog do Ronco pautou matéria com dois moradores de Ribeirão Bonito, Marcelo Polaquini e Eduardo Ferreira, este último meu companheiro no programa veiculado pela Rádio BJ, "Saudade Não Tem Idade que é transmitido aos domingos. A dupla teve a feliz ideia em construir artesanalmente ninhos para pássaros através de bambús gigante e  acabou levando  o nome de "Projeto Pássaro para Todos",  aqui  a íntegra da matéria do dia 25 de julho de 2015. A EPTV/Globo, não perdeu tempo, fez contato e iniciou o trabalho de filmagens que consistiu em sua primeira fase, mostrar como eram fabricados os ninhos e a colocação dos mesmos em áreas rurais. A segunda fase, foi mais recente, com os pássaros já acostumados à nova moradia. 

Matéria da EPTV que vai ao ar no Terra da Gente de sábado(13)


Ninhos construídos por primos salvam as aves em Ribeirão Bonito

Primos encontraram no amor pela natureza uma forma de contribuir para a preservação e o aumento da população de aves.K

Ninhos construídos por primos salvam as aves em Ribeirão Bonito (Foto: Rodrigo Sargaço/TG)Ninho construído em caule de bambu: casa para aves livres (Rodrigo Sargaço/TG)

Ninhos construídos por primos salvam as aves em Ribeirão Bonito (Foto: Rodrigo Sargaço/TG)Além do parentesco, Marcelo Polanquini e Eduardo Ferreira compartilham o passatempo de observar e ouvir a natureza. Na fazenda em Ribeirão Bonito, no interior paulista, os primos encontraram uma forma de unir o apreço pelas aves à preservação e ao cuidado com as espécies.
O trabalho voluntário se inicia em meio aos bambus gigantes. Marcelo e Eduardo escolhem os melhores caules e levam para a oficina da família, onde constroem um futuro lar para passarinhos.
O ninho é sofisticado. Conta com uma abertura para escoamento da água da chuva, um telhado e até um poleiro. O cuidado com a abertura da casa para impedir a entrada de predadores é outro diferencial.
A bonita lição de preservação da natureza é a história que pode ser conferida no quadro Gente da Terra.
Na oficina, ninhos são feitos pelos primos Marcelo e Eduardo (Fotos: Rodrigo Sargaço/TG)
 (EPTV/G1)

Nenhum comentário: