quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Paulo Forte deixa o São Caetano e a Seleção Brasileira para novo desafio nos Emirados Árabes

Paulo Forte está a frente da Comissão Técnica como médico do Al Qadisiyah. "Quero crescer e me enriquecer como ser humano".


Paulo Forte

O Blog do Ronco no dia 24 de agosto de 2015 publicou uma matéria(aqui) com o ribeirãobonitense Paulo Donizetti Forte, ou carinhosamente Paulinho como é conhecido, filho de Maria de Lourdes Gayoso Forte e  Wilson Forte. Na matéria, mostramos o quanto Paulinho evoluiu na carreira que escolheu, a de médico do esporte, ou propriamente dito, do futebol,  pois dedicou sua vida toda a esse esporte. Do São Caetano para a Seleção Brasileira, o topo da carreira profissional. Mas Paulinho não parou por aí, sua disposição sempre foi enfrentar novos desafios e agora acaba de aceitar o convite para se transferir para Arabia Saudita onde participa como chefe do Departamento Médico do Al Qadisiyah, time da primeira divisão do futebol Árabe.


O Blog do Ronco trocou e-mails com Paulo Forte que concedeu a entrevista exclusiva a seguir:

Blog do Ronco: Como surgiu o convite para trabalhar nos Emirados Árabes?
Paulo Forte: No mês de novembro de 2015 eu recebi uma ligação do técnico Alexandre Gallo, dizendo que um Sheik que patrocinava um clube da primeira divisão do  futebol  da Arábia Saudita, havia entrado em contato com ele dizendo que queria contratar uma comissão técnica com experiências em clubes de seleção brasileira, dessa forma surgiu o convite, conversamos sobre as condições, falei com meus filhos e aceitei o convite.

Blog do Ronco: Como foi sua despedida do São Caetano e da Seleção Brasileira?
Paulo Forte: Essa mudança na minha vida profissional e pessoal, na verdade, foi muito rápida, não tive muito tempo para despedidas, me preocupei, em primeiro lugar, comunicar e despedir da minha família, fui a Ribeirão Bonito falar com meus pais e meus irmãos, fiz uma comunicação à direção da C.B.F. e me despedi dos atletas do São Caetano e comissão técnica. Evidentemente que fica um monte de sentimentos, até porque foram 16 anos.

Blog do Ronco: Tem contrato, por quanto tempo?
Paulo Forte: Sim, tenho contrato até maio de 2017

Blog do Ronco: A contratação em termos financeiros, foram boas?
Paulo Forte: Sim, a proposta em termos financeiros foi muito boa, comparando com o que se ganha no Brasil. É claro que para sair do Brasil além, além da satisfação e realização profissional, é preciso ter uma compensação financeira para garantir uma qualidade de vida para a família.

Blog do Ronco: Exatamente qual o cargo que deverá ocupar?
Paulo Forte: Eu assumi o departamento médico do clube, portanto fui contratado como médico para cuidar da saúde dos atletas .

Blog do Ronco: Qual a equipe que está trabalhando e a cidade onde está morando?
Paulo Forte: Eu estou trabalhando em um time chamado Al Qadisiyah, que fica na bela cidade de Al Kaobar, no interior da Arábia Saudita, cidade de 900 mil habitantes, banhada pelo mar do Golfo Pérsico, time esse que disputa o campeonato nacional da Arábia Saudita da primeira divisão.

Blog do Ronco: A sua passagem pelos Emirados Árabes com a Seleção Sub-17, teve a ver com o convite?
Paulo Forte: De certa forma sim, pois o mundo todo a todo momento vendo o futebol, e os dirigentes no clube Árabe são grandes observadores e acompanham as coisas do futebol e viram de perto a boa campanha da nossa seleção sub-17. Ficaram encantados com o futebol apresentado pela seleção e isso reforçou o interesse deles por essa comissão técnica comandada pelo Gallo, na qual eu faço parte. Os Árabes contratam profissionais de outros países com muito critério para atuar no futebol, não só o trabalho realizado com a seleção sub-17, mas também analisam o trabalho realizado nos clubes pelos profissionais. Eles procuram tirar todas as informações possíveis antes da contratação, são muito exigentes.

Blog do Ronco: Teve a ajuda de alguém para essa transferência? Ouviu conselhos de amigos e profissionais?
Paulo Forte:  A decisão por trabalhar no futebol Árabe foi tomada após conversa com meus filhos e apoio de meus pais e irmãos. Eu trabalhei por 15 anos com um preparador físico que havia passado pelo futebol Árabe por 4 anos, então foi de muito valor as nossas conversas e conselhos sobre como são as coisas no mundo Árabe. Recebi das pessoas do futebol e também dos amigos fora do futebol, inúmeros votos de boa sorte, e aqui estou.

Blog do Ronco: O que mais te influenciou na decisão de deixar as equipes que vinha trabalhando?
Paulo Forte: O que mais me despertou o desejo de trabalhar fora do Brasil, foi a vontade de viver outras experiências, dentro da minha profissão, conhecer talvez outras formas de trabalho e evidentemente a recompensa financeira, também influenciou na minha opção por sair do  Brasil.

Blog do Ronco: Quais as suas preocupações até se firmar no Oriente Médio?
Paulo Forte: Na verdade são várias as preocupações, me preocupo em identificar as necessidades dos atletas, em função dos seus hábitos e costumes, me preocupo em conhecer a administração, o uso dos medicamentos com segurança. Com calma quero implantar os meus métodos de trabalho, sem criar nenhum conflito ou impacto cultural. Terei que me adaptar também, a uma série de diferenças sócios-culturais, que existem, por exemplo: os atletas param de fazer suas atividades para rezar. Eles rezam 4 vezes por dia. Aqui os treinos são só no período da tarde, eles rezam às 5 horas da manhã, depois param para rezar às 12 horas para rezar novamente, então é preciso se adaptar a tudo isso sem trauma e com muito respeito. Evidentemente que o idioma também é uma preocupação, embora a maioria dos atletas falam inglês, o que facilita muito, mas muitos apenas falam o idioma Árabe, embora tem o intérprete 24 horas por dia à nossa disposição. Uma outra preocupação é conseguir  ficar longe da família, eu sou muito apegado aos meus filhos e será muito difícil para nós, e eles nesse momento não podem deixar suas atividades no Brasil para virem comigo. Vamos procurar viver o dia a dia e tentar nos adaptarmos da melhor forma possível para que tudo seja bom para todos.
  

Blog do Ronco: Como foi sua chegada e como foi recebido?
Paulo Forte: Uma viagem longa de São Paulo a Riyad(capital), mas muito confortável. Fomos todos muito bem recebidos no Al Qadisiyah, desde o funcionário mais simples até o presidente do clube. Os atletas também nos receberam muito bem, e logo ficamos à vontade para iniciarmos os trabalhos, e quando a gente faz o que gosta, tudo fica mais fácil
  
Blog do Ronco: Já teve contato com atletas brasileiros, quais?
Paulo Forte: Aqui no Al Qadisiyah tem 3 atletas brasileiros, o Giba, o Joedson e o Vitor Jr que jogou há pouco no Corinthians. Tenho um amigo também em outro clube daqui que é o Elton, trabalhamos juntos no São Caetano, mas é velho conhecido por ter jogado um bom tempo  no Corinthians e está por aqui há 9 anos, é um ídolo na Arábia Saudita.

Blog do Ronco: Como está sendo a comunicação, você fala inglês, se vira bem?
Paulo Forte: Aqui,  a maioria das pessoas falam o idioma Árabe, falam o inglês e me comunico através do inglês, sem problemas, mas nós temos intérprete que fala árabe, inglês e português, então não temos nenhum problema.
Blog do Ronco: Qual a sua expectativa de trabalho longe do Brasil?

Paulo Forte: A expectativa é sempre muito grande em função de vários fatores, as diferenças culturais são muito grandes, os valores da sociedade são muito distantes dos nossos. Eu quero aproveitar ao máximo essa nova experiência de vida por aqui. Viver e aproveitar coisas novas me estimulam muito. Quero crescer e me enriquecer como ser humano. Os problemas de ordem médica no futebol, não me preocupam, porque são os mesmos em qualquer lugar do planeta

Fotos: Divulgação e arquivo pessoal de Paulo Forte.

Nenhum comentário: