segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Prefeitura de Dourado responde à reclamação de funcionários ligados à coleta de lixo da cidade

O Blog do Ronco foi procurado por funcionários que fazem a coleta de lixo na cidade de Dourado, na manhã do último sábado(2), preocupados com a falta de segurança no trabalho e também pela falta de manutenção em caminhão basculante. Indagados, dizem que há 3 meses que reclamam e que a ordem é para continuar dessa forma. Segundo um dos funcionários, nem mesmo a higienização do veículo é feita. Outro funcionário relatou a falta de manutenção no caminhão, dizendo que até o freio está com problemas. O Blog do Ronco encaminhou a reclamação ao setor de comunicação, e na tarde desta segunda(4), prontamente, a prefeitura respondeu

Resposta da Prefeitura de Dourado
As condições de trabalho dos servidores municipais que atuam na coleta de lixo doméstico, são fiscalizadas diariamente por técnico de segurança do trabalho. A prefeitura ainda, no segundo semestre de 2015, contratou empresa especializada para a realização do LTCAT, Laudo Técnico das Condições e Ambientes do Trabalho. Onde foram analisadas todas as funções nos quadros de funcionários, neste momento foram acrescidos mais 20% de aumento nos salários dos servidores que trabalham na coleta a título de insalubridade, totalizando 40%.

O que ocorreu no dia em que foi relatado o problema, é que, um dos caminhões destinado a coleta, se encontrava quebrado, "travado" na manhã em que os coletores iniciariam os trabalhos. Para não deixar a cidade sem coleta, o serviço foi realizado com outro veículo, o que consta na foto divulgada.

Vale ressaltar que, no início desta administração, a prefeitura dispunha de apenas um caminhão e uma equipe de coleta. Neste período foi adquirido um caminhão coletor 0 km e criada outra equipe de coleta, dividindo as tarefas e melhorando o serviço. Há também de se observar que, os coletores, merecidamente possuem os maiores salários entre os servidores "braçais", e até mesmo, maiores que algumas funções administrativas.

A partir dessa denuncia, o diretor de obras do município, Eng. Wagner Cristiano Kapp, proibiu que coletores entrassem em serviço sem todos os itens de segurança e equipamentos necessários, fornecidos pela prefeitura municipal.

Desta forma, o que apurou essa assessoria, é que o problema foi pontual e já está resolvido. Qualquer outra eventualidade, questionamento ou informação diferente dessa, estamos à disposição para responder.

Gostaria de agradecer o Sérgio Ronco pela imparcialidade e por sempre prezar pela ética no jornalismo e consultar todas as partes.

Nenhum comentário: