quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Bixiga, bairro de São Paulo que mantém toda a tradição italiana

 Samba de rua apresentado todas as sextas feiras na rua 13 de Maio

O Bairro do Bixiga

Com características afro-ítalo-nordestina o Bixiga se destaca por suas peculiaridades. Este fator deve-se a ocupação que o bairro teve, já que seus primeiros moradores foram negros que utilizavam esta área pra refugiar-se de seus donos formando por ali possíveis quilombos. Em 1878 esta área foi loteada por preços acessíveis, o que foi uma boa oportunidade para os italianos recém-chegados ao Brasil, que vinham em busca de novas oportunidades. A convivência destas duas etnias ocasionou numa influência cultural de ambas as nacionalidades. No início da década de 80, migrantes nordestinos mudam- se para São Paulo a procura de novos empregos, alugando cortiços no bairro por terem fácil acesso ao centro da Cidade. Com esta miscigenação de culturas o bairro passa a ter uma nova característica cultural, tornando-se símbolo da cultura paulistana.(Net)

A gastronomia da cozinha italiana é bem representada no bairro com cantinas e pizzarias. Ao longo dos anos, o bairro passou a ser muito visitado, mesmo porque a Escola de Samba Vai-Vai tem a sua quadra na Rua São Vicente, no Bixiga, onde recebe milhares de adeptos do carnaval todos os anos. Para atrair ainda mais os visitantes,  a velha guarda da Vai-Vai, há 41 anos fundou o Grupo Madeira de Lei, formado por jovens que frequentavam a Igreja Nossa Senhora Achiropita, que tem como integrante Namur Scaldaferri(foto), compositor da Vai-Vai que levou a escola a se sagrar campeã nos 80. O grupo se apresenta todas as sextas-feiras, após a missa.

O verdadeiro pão italiano

Felipe Ponzio, nascido na região da Basilicata, trouxe para o Brasil a receita de um pão que se tornaria o mais famoso da cidade: o Pão Italiano Basilicata.
E em 1914 surge no bairro do Bixiga uma pequena padaria com o nome de uma região ao Sul da Itália – Basilicata.
Cem anos se passaram, mas a mágica receita continua a ser repetida com os ingredientes que construíram o maior nome em tradição e qualidade no pão italiano.

        Nossa Senhora Achiropita

A Igreja foi oficializada como Paróquia em 1926, com o nome de São José do Bixiga, posteriormente passou a ter como padroeira titular Nossa Senhora Achiropita conforme a vontade popular, dentre eles os próprios imigrantes Italianos que trouxeram a devoção do região da Calábria (Itália). Comunidade com forte devoção Mariana tem como base priorizar os menos favorecidos através de suas Obras Sociais. A Paróquia tem hoje 25 pastorais e movimentos, todos ativos, com realização de cursos de formação como Teologia, Liturgia. Comemora-se a Festa da Padroeira no dia 15 de agosto, com novenas, missas, bênçãos, coroação e procissão de Nossa Senhora. 

         Bixiga das Cantinas
O Bixiga é um dos bairros mais tradicionais da cidade de São Paulo a região conta com diversas cantinas italianas e boas opções de teatro.

                                                            Cantina do Roperto

Grupo Madeira de Lei
Grupo Madeira de Lei - Samba de Rua - Todas as sextas feiras na Rua Treze de Maio, 507,  à partir das 19h30. O samba rola na rua...

Nenhum comentário: