Como é feito o cadastramento biométrico
do eleitor
Desde o dia 1º de
outubro, o cadastramento biométrico está disponível em todos os cartórios
eleitorais de São Paulo. O eleitor que precisa tirar o título pela primeira vez
ou a segunda via dele, ou ainda alterar alguma informação no cadastro, já faz
também a sua identificação biométrica.
Como o agendamento é
obrigatório, o eleitor deve comparecer ao cartório no horário marcado. O
atendimento leva, em média, 15 minutos. Com um documento oficial, comprovante
de endereço recente e título eleitoral (caso tenha) em mãos, o funcionário do
cartório preenche o cadastro do eleitor no computador ou atualiza os dados
fornecidos anteriormente. Depois disso o eleitor faz sua assinatura digital, é
fotografado e tem as impressões digitais dos dez dedos das mãos colhidas. O
novo título é entregue na hora e vem com a informação “Identificação
Biométrica” impressa. A foto não é utilizada no título, e aparece apenas no
caderno de votação que o mesário usa no dia das eleições.
A princípio, a
identificação biométrica só é utilizada nas eleições quando todo o eleitorado
de um município já foi cadastrado no sistema, como é o caso de Águas de São
Pedro, Analândia, Corumbataí, Embu das Artes, Ipeúna, Itirapina, Itupeva,
Jundiaí, Louveira, Nuporanga, Sales Oliveira, Santa Gertrudes, Santa Maria da
Serra, São Pedro e Vinhedo.
A
biometria é uma tecnologia adotada pela Justiça Eleitoral para dar mais
segurança à identificação do eleitor. Para fazer a identificação biométrica, o
eleitor deve agendar o seu atendimento por meio do link Agendamento.
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