sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Atividade Delegada já é realidade em Ribeirão Bonito

Foto: Divulgação
Ribeirão Bonito inicia a Atividade Delegada Municipal neste mês de dezembro e passará a contar com um reforço policial de mais uma viatura com dois ou mais policiais nas ruas da cidade nos finais de semana. Esses policiais vão auxiliar nas mais diversas funções cotidianas, desde segurança à fiscalização.
O projeto de Lei do Executivo que autorizava o convênio com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) foi enviado à Câmara de Vereadores no segundo semestre do ano passado e aprovado por unanimidade.
Dentre os trabalhos em que os profissionais da Atividade Delegada vão atuar, estão algumas ações vinculadas à Prefeitura como as blitz; combate ao funcionamento irregular de estabelecimentos comerciais (alvarás, horários), ao comércio ambulante irregular ou ilegal e das atividades causadoras de poluição sonora em regiões críticas da cidade e do distrito de Guarapiranga.
De acordo com o Prefeito Wilson Forte Junior e o Comandante da Polícia Militar Capitão Nucci, os trabalhos estarão concentrados nas áreas comerciais neste primeiro momento. “Como estamos próximo das festas de final de ano, decidimos concentrar os trabalhos preventivos na região próxima às lojas e também para evitar comércio ambulante irregular”, explica o prefeito Nenê.
Para tanto a população poderá acionar a Polícia Militar toda vez que se sentir prejudicada por irregularidades nas atividades acima mencionadas.
Atividade Delegada - Criada em 2009, a Atividade Delegada é um convênio entre o Estado e os municípios com o objetivo de permitir a utilização de policiais militares, em dias de folga, no policiamento ostensivo e no apoio às prefeituras nas atividades de fiscalização que são responsabilidade do município.
A participação na Atividade Delegada é voluntária e os PMs só podem trabalhar até 96h por mês nessa função. Para os policiais, a atividade é uma oportunidade para complementar a renda, uma vez que são remunerados pelas prefeituras pelo serviço.
Os policiais que participam da Atividade Delegada cumprem escalas feitas pela PM, usam farda, viaturas, arma e colete de proteção da corporação e estão completamente protegidos diante de qualquer situação de risco, inclusive com seguro e assistência médica.
Para a população, o benefício está na redução da criminalidade. A presença ostensiva de policiais militares nos locais da Atividade Delegada, além de inibir o comércio clandestino, também evita a prática de crimes como roubos e furtos.

Em algumas regiões da capital paulista, por exemplo, onde a Atividade Delegada funciona há 14 meses, os números de ocorrências criminais foram reduzidos em até 80%.

Um comentário:

João Carlos Damaceno disse...

E em Dourado nada!
É mais uma "prometeu e não cumpriu" do Juninho!