quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Segurança preventiva é a melhor solução, afirmam policiais

Em reunião realizada em Ribeirão Bonito com a presença do Delegado Reinaldo Machado, do Tenente Coronel Wellington da PM e do Capitão Nucci, ficou claro  para cerca de 25 pessoas que estiveram na Cooperativa Agrícola Mista, local do encontro, que a melhor forma de segurança é a preventiva. Nesse aspecto, é importante a participação da população ajudando com informações que para os policiais é de suma importância. Automóveis que transitam pela cidade e que podem ser suspeitos, o cidadão poderá acionar a PM ou a Civil com tal informação.

Está disponível um aplicativo na internet que o próprio morador pode consultar a procedência do automóvel através da placa do veículo. Trata-se do Sinesp Cidadão. Em posse da informação, por exemplo, de um automóvel fruto de roubo, o contato com a PM ou a Polícia Civil, poderá fazer com que o condutor do veículo seja rapidamente abordado, evitando dessa forma maiores complicações futuras.


                             SINESP Cidadão
O aplicativo Sinesp Cidadão é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, o Sinesp (Lei 12.681/2012), o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.
O Sinesp Cidadão é composto por dois módulos:
01 - Consulta Veículos: permite ao cidadão consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), conforme parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça.

 Após instalar o aplicativo, basta clicar no ícone "Veículos" e digitar a placa para saber a situação do veículo. Caso a resposta seja positiva para furto ou roubo, a informação "VEÍCULO ROUBADO" aparecerá destacada em vermelho na tela de seu smartphone. É possível verificar também se o veículo é clonado, caso as características do mesmo não correspondam às retornadas pelo aplicativo.
02 - Consulta Mandado de Prisão: assegura o direito ao cidadão de consultar os mandados de prisão aguardando cumprimento e vigentes, com a finalidade de auxiliar a polícia. As informações são consultadas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ, graças à parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça.
Para consulta via web, maiores detalhes da consulta e acesso à emissão da certidão, será necessário acessar o Portal do CNJ (http://www.cnj.jus.br/bnmp). Só será possível gerar uma certidão dos mandados que estejam aguardando cumprimento e vigentes. A certidão irá conter data e hora em que foi gerada.

Em caso de dúvida, ou mais informações, encaminhar e-mail parasistemasnacionais@cnj.jus.br

Nenhum comentário: