terça-feira, 10 de novembro de 2015

Comando da PM participa de reunião com ruralistas em Ribeirão Bonito

A reunião do CONSEG em Ribeirão Bonito  foi realizada na Cooperativa Agrícola Mista com a presença da presidente da entidade Maria José Prior, do Tenente Coronel do 38º Batalhão da Polícia Militar, Alexandre Wellington de Souza, dos Capitães Navarrete e Nucci, este último comandante da 2ª Companhia em Ribeirão Bonito, do Delegado Reinaldo Lopes Machado, da presidente do Sindicato Rural patronal Eneida Paschoal Ramalho, do presidente da Cooperativa Viriato Rohrer, dos vereadores José Baldan e Regivaldo Rodrigues da Silva.
  
A Cooperativa distribuiu cerca de 300 convites aos proprietários rurais, uma vez que o tema principal foi  a segurança na área rural. Menos de 10% dos convidados compareceram à reunião, cerca de 25 pessoas.

O tenente Coronel Wellington, fez uma explanação importante do momento atual e das ocorrências típicas na área rural. Segundo o policial, o roubo nessa área normalmente é violento, onde os bandidos sempre numerosos, quatro ou cinco, fortemente armados, mantém os proprietários reféns, amarrando a todos, transformando o ambiente em terror causando grande trauma para a família.

"Temos uma dificuldade muito grande na área rural pelo desconhecimento das estradas rurais e a localização das propriedades", disse o Coronel Wellington.

Para o Comandante do 38º Batalhão, a solução é fazer um levantamento através   rastreamento das estradas e também das propriedades para se obter sucesso na segurança dessa área. 

Segundo o Coronel Wellington, não haverá custo na implantação desse projeto, pois a própria PM fará a visita de cada propriedade, coletando informações, para posteriormente compilar os dados e alimentar o programa de computação. Com esse trabalho feito, a justificativa é que qualquer policial poderá chegar rapidamente à propriedade onde foi solicitada a sua presença através de um aparelho GPS.
 
O Capitão Navarrete, com muita experiência nesse tipo de projeto, disse que foi em Piracicaba, interior de São Paulo, foi implantado o sistema com sucesso.

Enquanto transcorria a reunião, o Coronel Wellington recebeu um telefonema com a informação de que no pedágio de Guatapará um carro forte havia sido cercado por bandidos e a PM já estava no local.

De maneira geral, o Coronel Wellington deixou claro que a prevenção é a melhor forma de se antecipar ao que poderá vir a ocorrer e as vezes com triste desfecho. De acordo com o PM, a população tem que ficar atenta e auxiliar a polícia com informações que possam levar suspeitos a uma abordagem.

Para o delegado Reinaldo Machado, é muito importante que seja lavrado um boletim de ocorrência mesmo que o caso seja um simples furto, pois dessa maneira a polícia estará monitorando os autores e muitas vezes recuperando os objetos furtados. Além do que ter conhecimento de quem pratica o crime.

Outro projeto que está sendo elaborado é o chamado "Vizinhança Solidária" que consiste em 
propor a adoção de mecanismos dentro da filosofia de Polícia Comunitária de estímulo à mudança de comportamento dos integrantes de determinadas comunidades, buscando a conscientização de que a solidariedade entre vizinhos, em termos de segurança, pode vir a ser uma ferramenta facilitadora do policiamento preventivo eficiente e eficaz, objetivando reduzir os indicadores criminais.

 SINESP Cidadão

O aplicativo Sinesp Cidadão é um módulo do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais e sobre Drogas, o Sinesp (Lei 12.681/2012), o qual permite acesso direto pelo cidadão aos serviços da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça.

O Sinesp Cidadão é composto por dois módulos:
01 - Consulta Veículos: permite ao cidadão consultar a situação de roubo ou furto de qualquer veículo do Brasil. As informações são consultadas diretamente no banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), conforme parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça.

Após instalar o aplicativo, basta clicar no ícone "Veículos" e digitar a placa para saber a situação do veículo. Caso a resposta seja positiva para furto ou roubo, a informação "VEÍCULO ROUBADO" aparecerá destacada em vermelho na tela de seu smartphone. É possível verificar também se o veículo é clonado, caso as características do mesmo não correspondam às retornadas pelo aplicativo.

02 - Consulta Mandado de Prisão: assegura o direito ao cidadão de consultar os mandados de prisão aguardando cumprimento e vigentes, com a finalidade de auxiliar a polícia. As informações são consultadas no Banco Nacional de Mandados de Prisão (BNMP) do CNJ, graças à parceria entre este órgão e o Ministério da Justiça.
Para consulta via web, maiores detalhes da consulta e acesso à emissão da certidão, será necessário acessar o Portal do CNJ (http://www.cnj.jus.br/bnmp). Só será possível gerar uma certidão dos mandados que estejam aguardando cumprimento e vigentes. A certidão irá conter data e hora em que foi gerada.

Em caso de dúvida, ou mais informações, encaminhar e-mail parasistemasnacionais@cnj.jus.br
Ao final da reunião, a presidente do CONSEG Maria José Prior homenageou o Tenente Coronel Wellington com um certificado de agradecimento.
Fotos: Ronco

Nenhum comentário: