sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Utilidade Pública - Blog do Ronco - Prefeitura de Ribeirão Bonito informa:

Ribeirão Bonito enfrenta grave crise hídrica
Além da queda nos níveis das represas responsáveis pelo abastecimento de água no município, a semana que passou foi repleta de problemas no sistema de bombeamento, armazenamento e distribuição de água.

    Domingo (18/10) quando a CPFL interrompeu os serviços de fornecimento de energia em todo o município para manutenção e reparos na rede elétrica, o período sem energia propiciou um desequilíbrio de armazenamento de água no reservatório do Jardim Heliana. Em função do alto consumo naquele dia o reabastecimento dos reservatórios não foi suficiente para cobrir a demanda. A Prefeitura, desde então intensificou o transporte de água para a retomada dos níveis de segurança nos reservatórios e promoveu o serviço de entrega de água domiciliar nas regiões mais críticas aonde não chegava água; mesmo assim a população de várias regiões foi prejudicada pelo desabastecimento.

Na segunda-feira (19) o município se deparou, mais uma vez, com a falta de energia elétrica a partir das 8:00 horas da manhã. Nem mesmo a CPFL conseguiu explicar o repentino apagão que perdurou até o meio dia, causando maiores dificuldades para o bombeamento e armazenamento de água nos reservatórios, intensificando o desabastecimento.

     Um forte vendaval atingiu o município na noite de terça-feira (20) causando transtornos, destelhando residências, além da queda de árvores e galhos. Mais uma vez as constantes quedas de energia dificultaram ainda mais a normalização do abastecimento de água, que já estava deficitário, embora as ações tomadas pela administração apontassem para a sua recuperação.

A partir de então se intensificou o trabalho de transporte de água para armazenamento nos reservatórios do Morumbi e Jardim Heliana. O prefeito Wilson Forte Junior pediu a colaboração do prefeito Edinho Raminelli, de Boa Esperança do Sul, que prontamente disponibilizou um caminhão pipa que permanece até o momento no serviço de reabastecimento de água. Ribeirão Bonito contou também com a solidariedade das Usinas Tonon Bioenergia e Nova Era que cederam seus veículos para o mesmo serviço.

   Constantes quedas de energia na tarde/noite de quinta-feira (22) e na manhã desta sexta-feira (23) mais uma surpresa. A queda de um eucalipto na rede de alta tensão que alimenta as bombas da Represa do Cidoca interrompeu o fornecimento de energia, paralisando o bombeamento de água para o reservatório do Jardim Heliana. Funcionários e técnicos já estão no local trabalhando para a recuperação do sistema.

   Tendo em vista as dificuldades encontradas para o pronto reestabelecimento do fornecimento de água para o município, a Prefeitura pede a colaboração de todos no uso racional da água e, inclusive, a compreensão de todos que são afetados pela falta de abastecimento, esclarece ainda que a atual administração não medirá esforços para sanar, definitivamente, esta situação.  

Nenhum comentário: