sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Rádio Bom Jesus FM de Ribeirão Bonito, 19 anos no ar


                                                       Fachada da Rádio BJFM

Sergio Ronco
Iniciava o ano de 1996 quando um grupo de Ribeirão Bonito se uniu na tentativa de viabilizar a operação de uma emissora de rádio na cidade. A vontade existia, porém as informações eram poucas e escassas. Várias reuniões foram realizadas, na maioria das vezes próximo à Igreja Matriz Senhor Bom Jesus da Cana Verde. Eu conhecia um pouco de programação e organização interna pelo fato de ter trabalhado na Rádio Bandeirantes de São Paulo. O Becão e o Gil Gomes de famílias tradicionais de Ribeirão Bonito conheciam o lado técnico das transmissões. Outros integrantes do grupo, como o Donizeti, Edinho, Marcão, Padre Morales, Giovana, Marlene, João Mudança, Izildinha Godoy, João Mascaro, Beatriz Guerreiro, Chico, Luiz Henrique, Luciano Fraga, Roberto Gomes, Zanzan, João Mascaro, Sivio Soares, Girasol, Birlão e outros deram todo o suporte para que a BJ se tornasse uma realidade. Foi uma verdadeira cruzada com um único objetivo, integrar as comunidades locais através do rádio.

"Rádio Rural em caráter experimental", essa era a frase disparada pela emissora no início das transmissões. Inicialmente a rádio funcionou sem o reconhecimento do Ministério das Comunicações. Houve a suspensão das transmissões para que pudéssemos de forma legal continuar no ar. Para tanto, muitos documentos foram encaminhados ao M.C. e a ajuda dos juristas José Chizzotti e do Ney Candido foram fundamentais para a outorga da emissora de Ribeirão Bonito, a primeira no Estado de São Paulo a operar legalmente.

Com local totalmente improvisado de aproximadamente 5 metros quadrados, não cabiam mais que duas pessoas apertadas no que chamávamos de estúdio. A programação não tinha grade fixa, pois dependíamos da boa vontade dos voluntários. Não tínhamos padrão para a escolha dos locutores, aceitávamos aqueles que se dispusessem a enfrentar os microfones, nada mais que isso. Como num passe de mágica, as pessoas foram se oferecendo e um grupo de qualidade assumiu a emissora.

A importância da BJ em momentos difíceis na política da cidade foi fundamental, hoje eu digo que os importantes e democráticos microfones da BJFM deram vida à cidade. A programação atual é variada e conta com diversas áreas e até mesmo a  de esportes comandada pelo Edmo Marchetti.

Quantas campanhas realizadas com sucesso foram  realizadas com a BJ no ar. Quem não se lembra quando a barraca da Festa de Agosto pegou fogo? Pois então, em 24 horas de transmissão pela BJFM, foi possível arrecadar centenas de doações em prol da tradicional festa.
                 Barraca da Festa de Agosto e o incêndio ocorrido na Praça da Matriz

Deixamos para trás o antigo local apertado e iniciamos a construção de um novo estúdio batizado de "Estúdio Jornalista Geraldo Blota", homenagem em vida ao grande homem de rádio e TV, GB. 
                                         Início das obras do novo estúdio da BJFM

A BJ hoje opera 24 horas no ar. É um orgulho poder participar do grupo dessa emissora que leva aos ouvintes: notícias, informações e entretenimento. Tive o prazer de estar como presidente da emissora e sugerir a construção do novo estúdio e a homenagem ao GB. Foi uma festa maravilhosa, a inauguração oficial do novo estúdio.
     Governador Geraldo Alckmin em vista a Ribeirão Bonito e a entrevista para a BJ

Passaram pelos microfones da BJ autoridades  importantes como o governador Alckmin, o Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Celso Limongi, o Senador Suplicy, o juiz Marlon Reis um dos idealizadores da Lei Ficha Limpa e outros mais.

Até mesmo o representante do Ministério Público de Ribeirão Bonito, Dr. Marcel Zanin Bombadi, avesso as entrevistas, falou à BJ.
                  Dr. Marcel Zanin Bombardi, pego de surpresa pela reportagem da BJ

Foram muitos os voluntários, até que chegássemos a um padrão considerado bom de programação e de técnica. E por falar em técnica, o jovem Adriano Ferreira, hoje Rádio Cultura de Araraquara, deu impulso importante nessa área.
                       Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo Celso Limongi
    Padre Morales e o programa matinal com os trabalhos técnicos de Adriano Ferreira

Há aproximadamente 10 anos que a BJ transmitia as sessões de câmara do Legislativo local, uma tradição da emissora. 

Recentemente o Presidente da Câmara Marcelo Lollato, suspendeu os recursos mensais que eram pagos à emissora para as transmissões semanais das sessões, e, segundo alega o parlamentar, não há respaldo legal para tal repasse.

Tanto Lollato, quanto os membros da BJ e a OCISP Amarribo,  estão empenhados em resolver essa situação para que a BJ possa a voltar às transmissões em plenário, o que foi suspenso em determinação dada pela diretoria da rádio.

A Rádio Bom Jesus FM, não tem dono, é um patrimônio de Ribeirão Bonito, é do povo da cidade, por esse e outros motivos, que Deus continue abençoando a BJ e que tenha vida longa.

Momentos importantes da Rádio BJFM
Visita do então Secretário da Saúde à Santa Casa, Luiz Barradas

Senador Eduardo Suplicy fala à BJ
Equipe de Esporte da BJ
    Juiz Marlon Reis - idealizador da Lei Ficha Limpa, falando para a Rádio Bom Jesus
 Transmissão ao vivo pela BJ do I Encontro de Cidadania realizado  em Ribeirão Bonito
             Transmissão da sessão de posse dos vereadores e prefeitos da região
                         Placa em homenagem ao Jornalista Geraldo Blota, nome dado ao Estúdio atual

Um comentário:

Leo Torresan disse...

Ronco
Parabens por resgatar todo historico da Radio BJ.
É a razão pela qual que a radio deve continuar pois ela já é um patrimonio de Ribeirão Bonito. Esperamos que o povo desta cidade possa reconhecer o valor da Radio BJ e encontar meios para que ela possa se manter ativa.
Leo Torresan