terça-feira, 15 de setembro de 2015

Pé no freio, senhores prefeitos....

Sergio Ronco

Agora é hora de medir a competência dos administradores dos municípios, os nossos prefeitos.

A crise econômica coloca em xeque a capacidade dos administradores em saldar suas contas.  A situação financeira já abalada na maioria das cidades, acende a luz vermelha e liga a sirene em alto e bom som. A realidade é que o dinheiro que entra é cada vez menor frente as despesas assumidas. Com a desaceleração da economia, pessoas compram menos, utilizam menos serviços e atrasam os impostos, o que faz a arrecadação municipal cair.

A hora é de pisar no freio e não fazer gracinhas, pois a fatura chega todo mês  e não há como passar no vermelho. O Tribunal de Contas do Município está atento e não permite "pedaladas", o que ocorreu no Governo Federal e, o TCU, vai se pronunciar em breve.

Por essas e outras, os nobres prefeitos têm que estar atentos, pois os recursos seguramente estão secando, e o pior, não há previsão de quando irá melhorar.

Um comentário:

Elvio disse...

O problema é que o Executivo trabalha sempre no limite.
Parece impossível uma boa gestão dos recursos. Sem espaço, qualquer alteração negativa na arrecadação ou nos repasses sufoca o orçamento.
Há um "compromisso" fora do comum na distribuição de cargos comissionados.
Promovem-se concursos e mais concursos como se a fonte de recursos fosse inesgotável.
Não esqueçamos que o Legislativo também contribui com o rombo. O repasse que recebem é legal, mas não me parece justo.
A poucos tempo, coisa de 6 anos, o orçamento da Câmara Municipal de Ribeirão Bonito era por volta de R$250.000,00 por ano. Hoje parece-me estar por volta de R$800.000,00 por ano.
Será que justifica? Lembremo-nos que o que a Câmara não gasta, ela devolve aos cofres da prefeitura.
Em tempos bicudos, de cobertor curto, o empenho deve ser de todos.
Diz o ditado "é do couro que sai a correia"