quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Zoológico de Dourado acolhe pássaros doentes e os retornam à natureza após tratamento adequado

É comum acionar o Jonny responsável pelo pequeno zoológico de Dourado quando aves e animais são encontrados feridos. Com muita competência, Jonny dispensa atenção especial aos bichos retornando-os à natureza quando estão aptos e restabelecidos. Atualmente encontra-se no zoológico um pássaro, conhecido por João Bobo que raramente sobrevoa a cidade, com pequenos problemas.
O joão-bobo (Nystalus Chacuru) é uma ave galbuliforme da família Bucconidae. O hábito de ficarem parados, imóveis, mesmo com a aproximação de uma pessoa, deu-lhe os nomes comuns mais utilizados no centro-oeste. Essa sua estratégia dificulta a detecção, mas facilita o abate, vindo daí o nome de apara-bala ou joão-bobo. Também é conhecido pelos nomes comuns de capitão-de-bigode, chacuru, chicolerê, colhereiro, curuvira ( norte de GO ), dormião, dorminhoco, fevereiro, jacuru, joão-tolo, jucuru, macuru, paulo-pires, pedreiro, rapazinho-dos-velhos, sucuru e tamatiá. 

João Bobo


Os casais desta espécie  de coruja estabelecem comunicações bem mais produtivas que as de muitos casais de humanos. Seus cânticos noturnos constituem chamados entre um macho e uma fêmea que estão emparelhados e convivem a maior parte de suas vidas.

Nenhum comentário: