quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Prefeitura de Dourado investe em arborização urbana


O prefeito de Dourado Juninho Rogante, tem demonstrado sua preocupação em manter, preservar e melhorar as condições ambientais urbanas, por isso vem investindo muito para deixar o município mais verde e arborizado.

No final do ano passado foi promovido o Reflorestar, projeto que formou um grupo com alunos da rede municipal de ensino, engajados com as causas do meio ambiente e natureza. A ação tem como objetivo conscientizar crianças e jovens sobre a importância da valorização das leis da natureza, e acima de tudo sobre a influência dos recursos naturais com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável. Além disso o Reflorestar tem como meta frisar aos participantes a importância da valorização ambiental, fazendo com que eles se identifiquem, conheçam e promovam o meio ambiente.

A primeira atividade do Reflorestar foi o Dia Verde, onde foi realizado o plantio de 100 mudas, das espécies Cedro Rosa e Brassaia, na área verde, localizada no Jardim Azaléas. Novas ações estão programadas para o projeto como o plantio de plantas e árvores em beira de rios, córregos, locais devastados por queimadas e desmatamento, além da limpeza destes locais.
Outra medida que repercutiu positivamente entre a população foi o plantio de 600 mudas da espécie Manacá da Serra. Asárvores foram plantadas nas avenidas da Saudade e Marchador, e ruas Marques Ferreira e Demétrio Calfat.

O plantio dos Manacás fez tanto sucesso que o prefeito Juninho Rogante já estuda a possibilidade de investimentos em novas mudas para serem plantadas em novos locais.
"O plantio foi muito bem aceito pela população, contribuindo positivamente com o meio ambiente, estamos nos organizando para em breve investirmos em novas mudas para serem plantadas em outros pontos da cidade", destacou Juninho.

Estas ações fazem parte do projeto de urbanismo do município, elaborado pela Prefeitura de Dourado em parceria com os Departamentos do Meio Ambiente e Urbanismo do município.
O prefeito comentou sobre os benefícios que os investimentos em arborização urbana trazem para o cidadão.

"A arborização urbana, além do ganho estético, traz uma melhora significativa na qualidade de vida do nosso cidadão e na condição ambiental do município, levando em conta os inúmeros benefícios que uma árvore traz, como diminuição da temperatura, purificação do ar, diminuição da poluição sonora, sensação de bem-estar, além de aproximar a natureza da população, " finalizou Juninho.

Vale destacar que a boa apresentação da paisagem urbana irradia efeitos sobre todos que dela se utilizam, proporcionando condições de habitabilidade necessárias à população. Para tanto, a Prefeitura de Dourado conta com o apoio dos cidadãos douradenses na manutenção das áreas destinadas ao seu lazer, bem-estar e contato harmônico com a natureza local.

Nenhum comentário: