terça-feira, 4 de agosto de 2015

O Brasil sendo passado a limpo


Sergio Ronco

Na minha época de escola o termo passar a limpo nada mais era que tirar os borrões do caderno de caligrafia e copiar novamente o que havia escrito.

Os  sinais dos novos tempos, ainda que tímidos, nos mostram que agora é o Brasil que está sendo passado a limpo. Quando poderíamos imaginar, conhecendo o nosso país e como as coisas funcionam, que chegaríamos aonde chegamos. Empresários de grandes construtoras, políticos e até o número 2 da era Lula,  tomando café de canequinha e vendo o sol nascer quadrado, como dizia o repórter policial Beija-Flor, da Rádio Bandeirantes.

A sociedade espera que a justiça seja feita e que os traidores deste Brasil Varonil sejam responsabilizados pelo desastre que impuseram a toda população. O país está literalmente de joelhos, reflexo dos desmandos, das trapalhadas, das roubalheiras e das safadezas cometidas durante anos.

Gerações inteiras pagarão a conta da corrupção e da má gestão de um grupo que tinha em mente o poder pelo poder e nada mais que isso.

É quase que inacreditável o montante que estamos sendo informado através da imprensa, o volume de recursos desviados pelos maus feitores. A cota parte em dólares ou reais dos envolvidos na bandalheira, dá inveja a qualquer Sheik Árabe.

Dizem que levantaram apenas a ponta do tapete, pois a sujeirada é bem maior e o envolvimento de tantos outros caciques da política ainda farão parte da lista. Apesar da ansiedade de grande parcela da população em ver logo essa canalhada pagando pelo que fizeram, o melhor é não termos pressa e torcer para que as coisas sejam feitas dentro da legalidade, como parece que estão sendo feitas.  Há um exército esperando que o Juiz Sergio Moro escorregue, e com isso “melar” toda a operação realizada até agora. Mas a Nossa Senhora do Brasil vai abençoar e proteger o Juiz Moro.

Nunca na história deste país(já ouvi isso da boca de um “ilustre” que também há de pagar pelo que fez), tivemos a sensação de que a justiça realmente está sendo feita contra uma classe de poderosos intocáveis do passado. 

Na Itália, a “Operação Mãos Limpas” levou ao fim da chamada Primeira República Italiana e ao desaparecimento de muitos partidos políticos. Alguns políticos e industriais cometeram suicídio quando os seus crimes foram descobertos. Essa  foi uma investigação judicial de grande envergadura daquele país que visava esclarecer casos de corrupção.

Quem sabe, aqui pelas bandas do Brasil, possa haver algo parecido colocando para as novas gerações, a possibilidade de visualizar um Brasil menos corrupto.

Nenhum comentário: