terça-feira, 18 de agosto de 2015

Lembra da Feirinha da Madrugada??? Pois então.....

    • Kassab se torna réu por improbidade administrativa

      O ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), foi prefeito de São Paulo entre os anos de 2006 e 2012
O ministro das Cidades e ex-prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD), se tornou réu em ação civil pública movida pelo Ministério Público por improbidade administrativa. A investigação apura irregularidades e um esquema de pagamento de propina para que comerciantes obtivessem permissão para vender na Feirinha da Madrugada, local de comércio popular no centro de São Paulo.

A 13ª Câmara de Direito Público do TJ-SP (Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo) acolheu recurso do MP no último dia 22. A ação civil pública proposta pelo MP tinha sido rejeitada inicialmente, mas o órgão recorreu da decisão.

De acordo com a ação civil, agentes públicos deveriam ter agido "para impedir que a Feira da Madrugada se transformasse em 'local sem lei', mas nada fizeram, violando os princípios da legalidade e da moralidade administrativa, além do que o local foi mantido e custeado com dinheiro público sem nenhuma contrapartida pelos comerciantes, com evidente dado ao erário municipal".

Ainda segundo a promotoria, existia no centro de compras popular um esquema de pagamento de propina para se obter permissão para o uso dos boxes no local.
Também são réus no mesmo processo: o ex-secretário de Coordenação das Subprefeituras Ronaldo Souza Camargo, o ex-Secretário Municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho Marcos Cintra Cavalcanti de Albuquerque, o presidente da Comissão dos Comerciantes da Feira da Madrugada Pátio do Pari, João Roberto da Fonseca, e o gestor executivo do Pátio do Pari e Coordenador do Grupo Gestor que administrava a Feira, Manoel Simão Sabino Neto.

O relator desembargador Borelli Thomaz acolheu argumento do MP de que os réus Gilberto Kassab e Marcos Cintra "apenas observaram as práticas ilegais e nada fizeram para coibi-las de modo efetivo".

Em nota enviada por sua assessoria de imprensa, Kassab afirma que "a decisão ainda não foi publicada, mas se trata apenas de determinar a instrução do processo". O ministro informou que vai recorrer da decisão. "Todos os atos do ex-prefeito e ministro das Cidades foram corretos e legais", diz o comunicado.

Nenhum comentário: