quinta-feira, 11 de junho de 2015

Trabiju realiza a 2ª Conferência de Saúde



A Secretaria de Saúde do Município de Trabiju realizou nos dias 26 e 27 de maio a 2ª Conferência Municipal de Saúde. O tema desta vez foi “Direito a Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade, com a Valorização de Trabalho, Educação e Saúde para Todos”. As conferências municipais de Saúde são espaços democráticos de constituição de políticas de Saúde e se estabelecem como um dos principais fundamentos do SUS. A participação da comunidade se torna fundamental para as novas diretrizes da Saúde do município. A conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem como objetivo avaliar e propor diretrizes da política para o setor.

No dia 26 aconteceu uma discussão que envolveu população, trabalhadores do setor e conselheiros municipais, que propuseram novas diretrizes para serem seguidas. Também foram discutidos vários temas de saúde e sugestões para melhoria do sistema. Houve também a escolha de delegados para representar Trabiju nas conferências estaduais e nacional. No dia 27, às 19 horas, com a abertura feita pela Banda Marcial de Trabiju, os funcionários da Saúde apresentaram as propostas que foram discutidas na pré-conferência e também seus delegados aos presentes.

O prefeito Fabrício Vanzelli discursou sobre os caminhos percorridos na sua administração em relação a saúde no município. Falou de todas as melhorias que conseguiu até agora, como aquisição de ambulâncias, aumento considerável no quadro de especialistas, investimentos vultuosos no setor de farmácia, além da aquisição de diversos equipamentos que vieram facilitar o trabalho dos funcionários e agilizar o atendimento a população.
Agora não faltam remédios para população, que hoje conta com mais de 230 itens de medicamentos com distribuição gratuita a todos que residem no município e que deles necessitam.

No final da palestra houve sorteios de diversos brindes aos presentes doados por parceiros da saúde, pela primeira dama Carol Vanzelli, através do FUSS e comerciantes. Também CDs, DVDs e livros do palestrante Juliano Matos que autografou todo o seu material.
Encerrada a conferência, o jornalista Juliano Matos proferiu a palestra de motivação intitulada “Encarando Gigantes”, que teve o objetivo de estimular e fazer os presentes e trabalhadores da saúde a se motivarem e partirem em busca dos seus sonhos sempre tentando dar o melhor de si naquilo que fazem.

Os dois dias do evento contaram com a participação de centenas de pessoas, em sua maioria da população trabijuense, confirmando a efetividade e a importância da participação popular nas ações de saúde. De agora em diante, o setor, em parceria com a prefeitura, estará lutando para colocar as propostas em prática.

Nenhum comentário: