sexta-feira, 22 de maio de 2015

Ribeirão Bonito realiza Conferência Municipal de Saúde




O Departamento Municipal de Saúde realizou hoje a 2ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE, na sede da Trevisan Escola de Negócios.

As Conferências de Saúde são espaços democráticos de construção da politica de Saúde. Mais que um instrumento legal de participação popular, a Conferência significa o compromisso do gestor público com as mudanças no sistema de saúde e tem objetivo principal: “avaliar situações de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde”, sintetiza a diretora Maria Eliza Lazarini Alboléia.

O tema escolhido para debate junto à comunidade, profissionais de Saúde e demais autoridades participantes foi: SAÚDE PÚBLICA DE QUALIDADE PARA CUIDAR BEM DAS PESSOAS.  EIXO: “DIREITO DO POVO BRASILEIRO”.

O prefeito Wilson Forte Junior, durante a abertura da  2ª Conferência referendou seu objetivo de” promover Saúde de qualidade a qualquer preço, em respeito ao cidadão”.

Esclareceu que aplicação mínima com recursos próprios em Saúde é de 15%. “No ano de  2014 foram aplicados 33,60%, contando com a parceria com a Santa Casa”.

A diretora do Departamento Municipal de Saúde salientou que em 2015, de janeiro a abril de 2015 (1º. Quadrimestre) já foram aplicados 29,91. 

A Conferência tem por objetivo impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, avaliar o SUS e propor condições à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral; definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, fortalecer o Controle Social no SUS e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade.

Nenhum comentário: