segunda-feira, 4 de maio de 2015

Relíquia histórica: Carta de D.Pedro II faz parte do acervo da Fazenda Bela Vista em Dourado

Sede da Fazenda Bela Vista em Dourado e seu proprietário Pedro Luiz Dias Aguiar

A Fazenda Bela Vista em Dourado além de sua beleza natural, guarda alguns documentos da história do Brasil. Entre eles, uma carta escrita de próprio punho por D. Pedro II, que foi o segundo e último monarca do Império do Brasil, tendo reinado o país durante um período de 58 anos. A carta foi endereçada ao  Ministro de seu governo, Pedro Luiz Pereira de Souza, que vem a ser bisavô de Pedro Luiz Dias Aguiar, o Pedroca, proprietário da Fazenda Bela Vista.

Dom Pedro II envia carta ao seu Ministro Pedro Luiz Pereira de Souza
 
A carta: Senhor Ministro Pedro Luiz
Fiz mais algumas reflexões, mas as circunstâncias não permitem realizar.

Dom Pedro
4 de dezembro de 1890
                                                                                 
                                                                                               Pedro Luiz Pereira de Souza
Tendo herdado um Império no limiar da desintegração, Pedro II transformou o Brasil numa potência emergente na arena internacional. A nação cresceu para distinguir-se de seus vizinhos hispano-americanos devido a sua estabilidade política, a liberdade de expressão zelosamente mantida, respeito aos direitos civis, a seu crescimento econômico vibrante e especialmente por sua forma de governo: uma funcional monarquia parlamentar constitucional. O Brasil também foi vitorioso em três conflitos internacionais (a Guerra do Prata, a Guerra do Uruguai e a Guerra do Paraguai) sob seu reinado.

Pedro Luiz Pereira de Souza(quadro ao lado direito), a quem D.Pedro II se dirigiu na carta,  também foi nomeado Presidente da Bahia, tendo lutado bravamente pela abolição. Intelectual, ocupou a cadeira de número 31 da Academia Brasileira de Letras. Seu assistência à época foi Machado de Assis.
 Dom Pedro II

Nenhum comentário: