sexta-feira, 8 de maio de 2015

Garota de 12 anos que morreu estava com dengue, aponta laudo de instituto

Garota de 12 anos que morreu estava com dengue, aponta laudo de instituto.Yasmin Postacchine Brunelli foi medicada e liberada duas vezes de UPA. Prefeitura de São Carlos espera resultado de exame com causa da morte.
Do G1 São Carlos e Araraquara
Yasmin Brunelli estava sendo medicada com antibióticos em São Carlos (Foto: Reprodução/EPTV)

A menina de 12 anos que morreu no dia 8 de abril estava com dengue, segundo um laudo do Instituto Adolfo Lutz divulgado nesta quinta-feira (7). Yasmin Postacchine Brunelli foi levada para a Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Santa Felícia em duas ocasiões, mas foi medicada e liberada em seguida. Na época ela foi tratada com antibiótico pois havia suspeita de amigdalite. O caso será investigado pela Polícia Civil após o resultado do exame com a causa da morte. A cidade vive uma epidemia de dengue com 11.702 casos confirmados.


A Secretaria Municipal de Saúde informou que não recebeu o laudo do Serviço de Verificação de Óbito (SVO) sobre a causa e que o tratamento recebido foi dentro dos padrões do Ministério da Saúde. “Qualquer conclusão antes do laudo do SVO trata-se de especulação”, informou em nota. O exame deve sair nos próximos dias. Se a causa da morte da menina for dengue esse será o segundo caso na cidade. No dia 9 de abril, o SVO de Américo Brasiliense confirmou que Gilson Alves, de 40 anos, morreu por conta da doença.

Entenda o caso
De acordo com a mãe da menina, Marina Bueno Postacchine, a filha começou a se sentir mal durante enquanto visita a avó em outra cidade e começou a tomar remédios para amigdalite. Ela continuou com febre e foi levada até a UPA no Santa Felícia, onde foi orientada a continuar tratando a filha com o antibiótico, apesar de ter sido informada de que a filha estava com dengue.


Menina de 12 anos foi atendida na UPA do
Santa Felícia  (Foto: Reginaldo dos Santos/EPTV)
“A febre começou a diminuir, mas na terça-feira (7) ela começou a sentir dor no peito. Eu disse que ia levá-la hoje ao hospital e no meio da noite ela acordou vomitando. Eu achei que ela podia estar com algo no coração, por causa da dor, então liguei no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pedi uma ambulância. Disseram que ela não tinha nada, que era para eu esperar hoje e levá-la para a UPA novamente”, comentou em entrevista à EPTV no dia da morte.

 Como a filha continuou passando mal, a mãe a levou novamente para a UPA. “O médico deu um soro com buscopan, um remédio para o estômago e outro para ânsia. Até perguntei se ela não ia passar mal, e ele disse que não e nos liberou dizendo que ela ia se sentir cansada”, falou Marina.

Após voltar da unidade de saúde, a mãe conta que colocou a filha na cama, mas a garota voltou a vomitar e sentir cólicas. “Pedi para ela dormir que o remédio ia fazer efeito. Ela dormiu, quando eram 11h30 levantei para vê-la no quarto e minha filha estava morta. Eu acho que foi descaso, eu informei que ela estava mal, o Samu não estava nem aí e nem o médico. Não pediu exames, deu apenas um atestado e um remédio para a dor de estômago. Eu até perguntei se os remédios podiam ser usados em caso de dengue”, reclamou na época.

Secretaria de Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde afirmou que a paciente apresentava dor de garganta há cinco dias, além de febre e dor nos olhos. "Segundo informações repassadas pela mãe da paciente ao médico plantonista, ela já tinha sido medicada na cidade de Dourado. Na ocasião, em virtude dos sinais e sintomas foi realizada a prova do laço, teste feito para avaliar o quadro clínico e a possibilidade da Dengue, mas o resultado foi negativo. Com prescrição médica ela foi orientada para casa e retorno, se necessário", informou por meio de uma nota emitida pela assessoria de imprensa no dia da morte da jovem.


Nota da Redação do Blog do Ronco: A menina Yasmin Postacchine Brunelli é de família tradicional de Dourado.

Nenhum comentário: