quinta-feira, 2 de abril de 2015

Trabiju intensifica ações e reduz a 0 casos de dengue


Ações de combate à dengue em Trabiju reduziram a zero o número de casos confirmados no mês de março, segundo a Secretaria de Saúde do Município. A queda impressiona, já que, em janeiro, foram 124 casos confirmados da doença. Trabiju tinha então a maior proporção de casos de dengue no Brasil, um cada 15 habitantes. Em fevereiro o número já havia despencado para apenas um caso.

Para conter o avanço da doença, a Prefeitura mudou a estratégia de prevenção. Funcionários de outros departamentos foram treinados e passaram a reforçar a equipe dos agentes de saúde. Além disso, as visitas às casas foram divididas em dois períodos: pela manhã e no fim da tarde, isso para encontrar os moradores.

“Agora a situação é mais calma. Hoje não temos nenhum paciente na unidade aguardando para ser atendido com suspeita de dengue”, afirmou o diretor do Departamento Municipal de Saúde, William Ademir Letice.

Com 1.680 habitantes, a cidade tem só 600 casas, e, nas vistorias, a Prefeitura descobriu que 85% dos criadouros dos mosquitos estavam nos quintais. Os casos costumavam aparecer com força em março, mas, este ano, a doença chegou mais cedo, em janeiro, e espalhou-se rapidamente, surpreendendo todos.

Nenhum comentário: