quarta-feira, 22 de abril de 2015

Água que parte da população de Ribeirão Bonito recebe tem coloração escura

O Blog do Ronco há tempos vem alertando para o problema da qualidade da água em Ribeirão Bonito. Com a incidência de uma chuva um pouco mais intensa, a água nas torneiras das residências, servidas pela represa conhecida por "Cidoca" se apresenta com coloração amarelada e sedimentações.

Lembrando que essa represa tem aproximadamente 5 alqueires de mata nativa, sendo que no seu entorno a terra é particular onde se planta cana de açucar. Dentro dessa mata estão os mananciais e minas que após a captação e tratamento são distribuídas para parcela da população de Ribeirão Bonito.
Foto de arquivo do Blog do Ronco após chuva forte, onde é possível notar que o cordão de nível não suportou as águas de chuvas levando para dentro da mata toda a terra lavada pelas águas.
 
O Blog não está culpando a administração pública pelo fato, mesmo porque o problema se arrasta de muitos anos,  mas a responsabilidade pela população estar sendo abastecida por essa represa é enorme. A função da vegetação no entorno do manancial é o de filtrar todo tipo de sedimento, inclusive a própria terra vermelha que lá está depositada. Como calcula-se que o volume de terra levada para dentro da reserva(manancial) com as chuvas,  acaba por comprometer a capacidade de filtragem. Outro aspecto, é a água das chuvas levarem diretamente essa terra, sem que haja tempo suficiente para a vegetação fazer a drenagem e limpeza, ou seja, acaba por carregar por cima da mata todo o material depositado. 

 Coloração da água resultado da retrolavagem de filtro após 20 dias de funcionamento.

Sabemos que a prefeitura faz o controle e análise  da água  periodicamente. Mas como explicar a coloração da água que nos chega das torneiras? Como explicar a coloração da água da retrolavagem do filtro da foto acima?
 Água de coloração escura. A represa do cidoca abastece a residência da foto

Provavelmente, quando ocorrer novas chuvas, teremos a terra vermelha em forma líquida nas torneiras de nossas residências novamente, mesmo porque é impossível retirar o material depositado de dentro da mata.

Durante muitos anos a lavoura da cana de açucar esteve no entorno da represa, se ainda essa cultura está tão próxima, é algo que tem que ser revisto com urgência. A lavoura da cana necessita de herbicidas, inseticidas e adubo químico. Não esquecendo que o nitrogênio utilizado no solo transforma-se em nitrato. A amônia, os nitritos e os nitratos são indicadores de contaminação. Temos a informação que a prefeitura faz regularmente a análise dessa represa, mas pergunto, somente a análise de potabilidade é suficiente?

Quem sabe um trabalho mais apurado da própria CETESB sobre o assunto, acabe de vez a desconfiança que paira sobre o assunto.

Para aqueles que acham que a Blog do Ronco está insistindo muito no tema, convido-os para discutirmos o assunto. Acho que a preocupação nunca é demais em se tratando de saúde pública.

Um comentário:

Dag Blota disse...

Querido Sergio,

Quem achar que vc,em seu blog está insistindo no assunto,deve ser convidado a "tomar" um copo desta agua! Graças a Deus vc está insistindo!!!!!