quarta-feira, 25 de março de 2015

Ribeirão Bonito, Dourado, Boa Esperança do Sul, região privilegiada com muita mata nativa

Ribeirão Bonito possui uma das reservas florestais mais extensas do Estado. 

Reserva em propriedade rural em Ribeirão Bonito

Ribeirão Bonito, Dourado e Boa Esperança do Sul estão localizadas em uma região
 privilegiada, centro geográfico do Estado de São Paulo. A mata nativa é densa e extensa. Os visitantes se encantam com o contato com a natureza.


"Isso que é viver", disse Maria Antonia, uma visitante que esteve em Dourado passando por Ribeirão Bonito.

"Em São Paulo não é possível mais você enxergar o horizonte, pois os grandes edifícios esconderam  toda a visão", conclui Maria Antonia.

O Ministério Público Estadual é grande responsável pela conservação da mata hoje existente, forçando os propriedades rurais a cuidar do meio ambiente de forma consciente e responsável.

Outro fator que chama a atenção dos que aqui chegam, são as construções antigas das fazendas de Dourado e Ribeirão Bonito. A Fazenda São José em Dourado, por exemplo, teve o projeto de sua sede assinado por ninguém menos que o arquiteto do Teatro Municipal de São Paulo, Ramos de Azevedo(foto acima).

Telhado em madeira peroba-rosa com  vigas lavradas em machado

Em Ribeirão Bonito, a Fazenda Santa Elisa ainda guarda traços do passado. Madeira de lei lavrada a machado,  era utilizada na construção de casas e tulhas. Um valor histórico incalculável. Até uma antiga escolinha que servia aos filhos de funcionários, ainda está em pé na propriedade.
  Sala de escola na fazenda em  Ribeirão Bonito

Quem vem de grandes centros, procura em primeiro lugar, o contato com a natureza. A fauna também atraem os turistas. Para alguns, a cana de açucar prejudicou muito os animas que vivem no mato. Outros dizem que a forma como ocorreram as queimadas, forçaram os bichos a se refugiarem em áreas livres do fogo e muitas vezes acabaram se tornando vítimas de atropelamento nas estradas o que teria diminuído muito a população dos bichos na região. A verdade é que é comum deparar com animais silvestres nas matas que circundam as propriedades rurais.
Muito verde cercando sedes de fazendas e construções rurais. São árvores enormes, como pau-brasil, jequitibá, peroba-rosa, cedro e paudalho e outras variedades.
                                    As tulhas eram construídas com muita segurança. Muitas fazendas ainda preservam as construções antigas.

Um comentário:

Anônimo disse...

prezado sergio ronco todos os dias entro no seu blog essa materia sobre as antigas fazendas me faz lembrar muito da fazenda que eu morava a fazenda bom jardim que alem da grande reserva ... contem a colonia e a grande sede que hj passa por uma enorme reforma
Nela abita-se varias cores e formas de passaros e tambem a antiga tulha com café, realmente uma fazenda que contem muita historia pra contar se um dia o senhor Sergio puder dar uma passadinha por la todos que moram la agradeceram pois todos admiram seus blog tenha uma otima tarde e parabéns pelo belissimo trabalho