sexta-feira, 20 de março de 2015

Em comemoração ao Mês da Mulher, exames são realizados nas Unidades de Saúde

Em comemoração ao Mês da Mulher, a Prefeitura Municipal, através do Departamento de Saúde de Dourado, está realizando exames de Papanicolau e solicitação de Mamografia, gratuitos as mulheres do município.

Para intensificar a campanha e atender mulheres que trabalham durante a semana, no último sábado, as equipes de saúde dos Postos de Saúde do Centro e Jardim Aeroporto estiveram realizando os exames.
A campanha será realizada até o final do mês, e as mulheres que não receberam o atendimento, poderão se dirigir de segunda a sexta-feira, a qualquer Unidade de Saúde da cidade para realização dos exames.

Todas as mulheres devem se conscientizar sobre a importância da realização destes exames, afim de poder diagnosticar precocemente doenças relacionadas ao câncer do colo de útero e mama.
 
Papanicolau
O Papanicolau é um exame muito importante, que tem o objetivo de fazer o diagnóstico das lesões precursoras do câncer do colo do útero.
Também chamado de preventivo, ele deve ser realizado por todas as mulheres, sexualmente ativas ou não, uma vez ao ano. Caso o resultado seja negativo por três anos seguidos, o intervalo pode aumentar de acordo com a orientação médica.

Mamografia
A mamografia é um exame radiológico para detecção das doenças da mama no seu estágio mais inicial e, principalmente, para o diagnóstico precoce do câncer, o que possibilita tratá-las com mais facilidade e maior êxito. Como também à procura de nodulações e microcalcificações.

Nenhum comentário: