sábado, 28 de março de 2015

Dourado continua sem contrato com a SABESP para o fornecimento de água e tratamento do esgoto da cidade

A matéria publicada no site da UOL/Folha acima,  mostra que 34 cidades paulistas estão sem contrato com a SABESP. A cidade de Dourado é uma delas. No dia 20 de abril de 2011, o Blog do Ronco postou a informação com relação ao convênio entre a Prefeitura de Dourado e a SABESP, projeto esse enviado à Câmara pelo Executivo Municipal, que previa a captação e tratamento de água e a coleta e tratamento de esgoto sanitário. À época o projeto foi apreciado pelas comissões permanentes da Câmara e aprovados por unanimidade.

Uma emenda foi adicionada ao projeto, que no texto dizia que a SABESP deveria cumprir o cronograma de obras do Tratamento do Esgoto da cidade, até junho de 2013. Essa emenda foi aprovada por unanimidade dos votos dos 9 vereadores presentes. Por último o então Presidente do Legislativo, Antonio Aparecido de Oliveira, colocou em votação o Projeto com a Emenda. O resultado foi 8 votos a favor do convênio e um contra.

Em sessão realizada em novembro de 2011, na Câmara de Dourado, o prefeito Edmur Buzzá, assinou documento que autorizava a SABESP a iniciar as obras de Tratamento de Esgoto no Muninípio. Representando a SABESP, esteve presente o engenheiro Antonio Egídio Mathias. Dois vereadores assinaram o documento como testemunhas.

O investimento por parte da SABESP para o tratamento do esgoto da cidade foi realizado, tanto que atualmente, segundo informações, a SABESP trata 100% do esgoto da cidade cumprindo o que foi determinado em convênio. É inegável que a qualidade da água servida à população pela SABESP é de boa qualidade. A Sabesp controla a qualidade da água em todo o sistema de abastecimento, desde os mananciais até o cavalete dos imóveis por meio de coletas sistemáticas de amostras e realização de ensaios laboratoriais, em atendimento à portaria 2914/11, do Ministério da Saúde. Para isso, possui 16 laboratórios de controle sanitário, certificados pela ISO 9.001 ou acreditados pela ISO 17.025.
Nesta área são apresentadas as análises realizadas em todos os municípios atendidos pela Sabesp.

Pelo que o Blog do Ronco foi informado, a prefeitura ainda  não se pronunciou a respeito da continuidade da SABESP em  administrar o fornecimento de água e esgoto da cidade. Caso haja uma interrupção nos trabalhos da SABESP em Dourado, o município deverá ressarcir todo o investimento realizado pela empresa ao longo dos anos. Mesmo sem a assinatura do contrato, a SABESP vem realizando os trabalhos de fornecimento de água e o tratamento do esgoto. O Blog do Ronco deverá ouvir o prefeito Juninho Rogante sobre o assunto.

Um comentário:

Willian disse...

Além de ressarcir a Sabesp, a prefeitura terá de cuidar da infraestrutura da captação e tratamento de água e esgoto, correto!!! Seria a prefeitura capaz disso tudo?
Sabe-se que não é tão fácil assim uma prefeitura criar e manter um departamento desses.
Ou estão pensando em entregar para outra empresa?>>(privatizar)
>>Aí o serviço prestado com certeza será mais caro!!!!<< Pode esperar!!!