segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Saúde intensifica prevenção e combate à Dengue



Agentes visitam casas e nebulizam áreas críticas
O Departamento Municipal de Saúde que desenvolve um trabalho de combate e prevenção à dengue desde dezembro do ano passado, intensifica a partir desta semana as ações pontuais em Ribeirão Bonito e Guarapiranga. Agentes comunitários de Saúde, através de visitas e inspeção domiciliares, bem como a aplicação de inseticida (nebulização) em áreas críticas, orientados pela Sucen - Superintendência de Controle de Endemias.

 Foto:Divulgação

Diariamente 26 agentes comunitários de saúde, 10 pessoas contratadas emergencialmente e funcionários de apoio saem às ruas para o trabalho de prevenção, orientação e conscientização junto à comunidade.

A diretora do departamento municipal de Saúde, Maria Eliza Lazarini Alboléia destaca a importância da colaboração da população. “Dengue mata. É preciso que todos façam a sua parte na prevenção”, afirma Maria Eliza que relembra que no ano passado vivemos uma situação delicada de infestação do mosquito transmissor.

Ribeirão Bonito tem hoje 4 casos confirmados de dengue.

Cuidados -  No verão, as temperaturas sobem e as chuvas aumentam. Essa mistura de calor e umidade forma um ambiente ideal para a proliferação do Aedes aegypt, mosquito transmissor da dengue. Dessa forma, os cuidados dentro das casas são fundamentais para a prevenção da dengue neste período do ano. 

No verão é fundamental que as ações de combate e prevenção da doença sejam redobradas e algumas dicas são recomendadas como: Mantenha bem tampados: caixas, tonéis e barris de água. Coloque o lixo em sacos plásticos e mantenha a lixeira sempre bem fechada; não jogue lixo em terrenos baldios; se for guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo; não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje; encha os pratinhos ou vasos de planta com areia até a borda.

Outros cuidados também são importantes como: se for guardar pneus velhos em casa, retire toda a água e mantenha-os em locais cobertos, protegidos da chuva; limpe as calhas com freqüência, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água; lave com freqüência, com água e sabão, os recipientes utilizados para guardar água, pelo menos uma vez por semana; os vasos de plantas aquáticas devem ser lavados com água e sabão, toda semana. É importante trocar a água desses vasos com frequência.

Nenhum comentário: