quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Corpo Clínico de Trabiju conta hoje com 16 profissionais

A prefeitura de Trabiju investe pesado na área da Saúde. Willian Letice, que responde pelo Departamento de Saúde durante a licença da titular Karla Malkomes, anunciou a ampliação do quadro de médicos para o atendimento da população. “O número de médicos, que já era considerado acima da média para uma cidade de apenas 1600 habitantes, foi ampliado com a realização de novas contratações. Esses profissionais já estão atuando em diversas áreas e especialidades”, disse.

O corpo clínico da UBS Manoel Morales conta hoje com 16 profissionais empenhados em proporcionar saúde e tranquilidade à população. Atuam na unidade os seguintes médicos: Rafael Fernandes médico do Saúde da Família; Oscar Pedro Melende Remunan, Mais Médicos para o Brasil; Daniel Mariano da Cunha Filho, clínico geral; Matheus de Oliveira, clínico geral; Marinaldo Angelo Monte, neurologista; Haroldo Alexandre Ponfick , ortopedista; Valcir Muniz Junior, cardiologista; Valdemir Rodas, ginecologista;  Marcos Yutaka Fujihara ginecologista, Dinah Marques Malavolta Verdolini,  pediatra, Rodrigo Augusto Vazan,  fonoaudiólogo; Adilson Roberto Michelon,  fisioterapeuta; Dirlene Romão, psicóloga; Marco Túlio Lucatto, cirurgião-dentista; Caio César Pazini Ozóris, cirurgião- dentista; e Rodrigo Frantzen, cirurgião dentista.

Numa escala de revezamento, todos os dias as pessoas podem contar com cinco profissionais em atendimeto na UBS. Em relação as consultas médicas, todos os pacientes são atendidos no município onde é realizada a triagem e exames. Caso seja necessário um acompanhamento mais específico, internações ou cirurgias, os pacientes são encaminhados aos serviços de referência regionais. Quanto aos atendimentos odontológicos, os dentistas se revezam durante a semana para oferecer atendimento a população nos períodos da manhã, tarde e noite além de desenvolverem atividades junto ao departamento de educação, oferecendo atividades educativas a crianças e adolescentes e fornecimento do kit de saúde bucal composto por escova, creme e fio dental.

Os atendimentos fisioterapêuticos são prestados aos pacientes que necessitam às segundas, quartas e sextas-feiras na UBS Manoel Morales. Para aqueles que não podem se locomover até a unidade, o atendimento é dado em suas casas.

Segundo Letice, os especialistas em cardiologia e ortopedia foram contratados após estudo realizado pela Secretaria Municipal de Saúde, que constatou grande demanda de trabalhadores na área rural e também urbana que realizam muito esforço e com isso apresentam patologia relacionada ao trabalho desses profissionais contratados.

Dengue
O município vinha trabalhando durante todo o ano de 2014 no controle dos criadouros do Aedes Aegypti, que é o mosquito transmissor da Dengue e da febre Chikungunya. Com a descoberta de um criadouro, os agentes municipais intensificaram os trabalhos que já vinham sendo feitos. No entanto, os mosquitos adultos que já se encontravam tanto nos criadouros como em algumas residências, acabaram causando um pico de transmissão da doença na cidade. Isso foi agravado com o calor e as chuvas desta época do ano.
 
Segundo Willian Letice, a situação foi controlada graças ao empenho dos funcionários e de uma equipe da Sucen que atendeu prontamente a solicitação feita pelo prefeito Fabrício Vanzelli. Os funcionários da Sucen vieram reforçar os trabalhos que já estavam sendo realizado por funcionários de todos os setores da Prefeitura. Conforme garante Letice, hoje Trabiju não registra nenhum novo caso da doença. “Mesmo assim a equipe de saúde continua realizando os trabalhos de forma intensa e pedimos a colaboração dos moradores para que não deixem criadouros do mosquito em suas propriedades e também não joguem lixo nas ruas e terrenos baldios”, falou.

“Só temos que agradecer a todos os funcionários da Saúde, à equipe da Sucen e a própria população que se conscientizou e, com isso, conseguimos controlar a dengue em nossa cidade. Todos se empenharam para esse resultado”, falou o prefeito Fabrício Vanzelli.
Estrutura

Recentemente teve inicio a reforma e adequação da primeira ala da UBS Manoel Morales. Vem sendo trocado o piso, pintura, instalações elétricas, feitas todas as adaptações para portadores de necessidades especiais e troca de todas as esquadrias metálicas que se encontram danificadas. As reformas visam possibilitar maior conforto para a população e melhores condições de trabalho aos funcionários.

Nenhum comentário: