terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

A arte de bem servir.

Sergio Ronco

                       “Seo Chico”, o garçom que abraçou a profissão.

Uma das profissões mais antigas no mundo continua sendo a de garçom. Dificilmente alguém voltará ao mesmo restaurante, mesmo que o prato escolhido tenha sido a contento, se a linha de frente do estabelecimento formada pela equipe de atendimento não for compatível com o ambiente escolhido pelo cliente.

Os requisitos de um bom garçom exigem do profissional ser cortês, discreto, atencioso, dinâmico, paciente,  e ter sensibilidade para entender as necessidades dos clientes.
Francisco Vieira da Silva, ou simplesmente “Seo Chico” passaria em qualquer entrevista que exigisse dele o conhecimento da profissão de garçom. Mas não é o caso, pois o Piauiense de Vargem Grande está há mais de 48 anos servindo uma seleta clientela, onde aprendeu ao longo dos anos todos os passos que o consagraram na arte de bem servir, dos quais 39 anos no mesmo local, hoje o Estuário, na cidade de Santos, litoral paulista. O atual proprietário do restaurante,  Narciso,  sabe muito bem que o retorno é garantido tendo na equipe a experiência, a simpatia e o profissionalismo do número 1 do “Estuário. "O restaurante mudou de nome e de dono e eu continuo firme aqui", disse Chico.

Ao mínimo sinal de que o cliente está necessitando de algo, lá está o Chico pronto para servir. Aos usuários mais antigos atende chamando pelo nome.

“Faço questão de servir os novos clientes, pois confio que voltarão sempre”, disse Chico não perdendo tempo durante a entrevista ao Blog do Ronco, servindo um delicioso Camarão e  Badejo ‘a Cubana a um grupo de nove pessoas que estava confortavelmente acomodado no salão principal, todo de vidro equipado com ar condicionado, com vistas para a orla marítima.

Na mesa 5, uma família recém chegada recebia os préstimos do Chico que   sugeriu o prato: “Belamoniere”, um vistoso Badejo com arroz a grega e legumes.

Alguns famosos já experimentaram os serviços do Chico. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé foi um deles. Outro Rei, o da música, Roberto Carlos teria se deliciado saboreando um peixe servido pelo Chico. O inventor da Democracia Corintiana, o atleta Sócrates também experimentou o atendimento do Estuário.

Perguntado qual o conselho que daria aos novatos da profissão, disse que primeiramente é a honestidade com os clientes e com o estabelecimento onde presta serviço. Aconselhar e ajudar na escolha de um bom prato também faz parte da rotina de trabalho do dia a dia, disse o bom nordestino.

“Semanalmente nos reunimos para avaliar o nosso trabalho em busca de aprimorarmos ainda mais a nossa tarefa e também corrigir possíveis falhas”, ressaltou Chico, que reside no nono andar do prédio onde está o Estuário. “Sou privilegiado, moro num belo apartamento, sou solteiro e viajo todo ano ao Piauí para rever minha família. Semana que vem fico 15 dias em férias, tempo esse suficiente para matar a saudade de minha mãe. Não posso me ausentar tanto tempo, pois de  onde estou, fico pensando e preocupado com o andamento dos trabalhos no restaurante”.
Se a cidade de Santos está no seu roteiro de passeio, não deixe de conhecer o Estuário e ter o privilégio de ser servido pelo “Seo Chico”. 
O Estuário está localizado na Ponta da Praia, à Avenida Bartolomeu de Gusmão, 165.

Nenhum comentário: