segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Repeteco: Volta às aulas: Ortopedista alerta para o perigo do excesso de peso em mochilas

Ortopedista alerta para o perigo do excesso de peso em mochilas

Dr. Ricardo Innecco De Castro

O tema versou sobre os problemas que poderão surgir em crianças e adolescentes pelo  uso de mochilas pesadas nas costas. De acordo com De Castro, esse peso não pode ser superior a 10% do peso corporal da criança.

Como segurança, Ricardo diz que não deixa passar dos 7%, porém o ideal seria as tradicionais mochilas com rodinhas.

Vejam a entrevista

Blog do Ronco: É falso ou verdadeiro dizer que excesso de peso nas costas das crianças é prejudicial à saúde?

Dr. Ricardo Innecco De Castro: É verdadeiro! As crianças não devem carregar um peso excessivo nas mochilas, isso poderá acarretar em problemas futuros nas crianças.

Blog: O que o senhor considera peso excessivo?

Dr. Ricardo: Costuma-se dizer que a criança não deve carregar mais que 10% do seu peso nas costas, eu não deixo passar de 7%. Uma criança que pesa 20/30kgs não deve carregar mais que 2 ou 3kgs em uma mochila. Digamos que acima de 2kgs já é prejudicial.

Blog: O que pode acontecer com a criança que carrega peso superior a 2kgs?

Dr. Ricardo: Eu costumo fazer um paralelo com a gravidez. Quando a mulher está grávida, o peso está na frente e ela joga o corpo para trás. Quando você está com a mochila nas costas você joga o corpo para frente. A grávida geralmente aumenta muito a lordose.

Lordose é um termo anatômico usado para designar a curvatura lombar da coluna vertebral. Uma acentuação da lordose lombar é chamada hiperlordose.

Dr. Ricardo: A criança com a mochila nas costas aumenta muito a cifose da coluna. Isso vai fazer com que todo o peso da criança seja distribuido de uma maneira não correta.

A cifose, vulgarmente chamada de corcundez (a pessoa afetada sendo popularmente chamada de "corcunda"), é definida como um aumento anormal da convexividade anterior da coluna vertebral.

Dr. Ricardo: Isso no futuro vai causar problema. Eu sempre falo que vícios de postura na infância, causarão problemas no adulto.

Blog: O excesso de peso para criança poderá causar problemas já na infância ou mais para o futuro? Os pais não percebem, a criança não percebe e no futuro o problema aparece...
.
Dr.Ricardo: Geralmente a criança reclama muito pouco. É um esqueleto em desenvolvimento, a musculatura ainda aceita alguma coisa, porém as maiores queixas surgirão com a idade. O excesso de peso, a postura errada, causarão ploblemas no futuro. Sabemos que a nossa coluna sofre só pelo fato de estarmos em pé e se usarmos de maneira inadequada desde a infância, com certeza vamos ter problemas de coluna.

Blog: O senhor já teve criança como paciente, com esse tipo de problema, pelo fato de carregar peso em excesso?

Dr. Ricardo: É difícil você falar que foi o fato de carregar o peso nas costas. Sabemos que crianças que se queixam de dores nas costas, você investiga e os vícios demonstram que elas carregavam peso em excesso.

Blog: Qual o melhor esporte para a criança?

Dr. Ricardo: Todos, desde que seja corretamente praticado. Uma boa alimentação, o esporte, uma boa postura ajudaram muito o denvolvimento da criança.

Nenhum comentário: