quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Católicos de Trabiju vivem as Santas Missões com o tema “Formação da Comunidade”

A comunidade católica de Trabiju, está vivenciando um momento de renovação da fé e de participação na Igreja, através das Santas Missões Diocesanas, que ocorrem dos dias 11 à 18 de janeiro. As missões são realizadas por alguns seminaristas dos seminários da Diocese de São Carlos, que, obedecendo ao mandado missionário de Jesus: “Ide fazei discípulos meus, toda criatura” (cf. Mt28, 19-20), estão fazendo a experiência de viver em comunidade.

“O tempo de missão na comunidade paroquial é, realmente momento da graça de Deus. Cada missionário age e fala em nome de Deus e da Igreja, sendo enviados para essa função. Será um momento em que poderemos experimentar Deus, que caminha conosco em várias partes do dia: na parte da manhã, iniciando o dia com a Procissão da Penitencia, visitas às casas, momento de estar com as crianças evangelizando, tempo para a Reconciliação (através do Sacramento da Confissão), visita aos doentes e encerrando o dia com a Santa Missa e noite temática”, fala o padre Ricardo Alexandre Pinto, pároco de comunidade de Santana e São Benedito, de Trabiju.

“O Senhor continua nos chamando como discípulos missionários e nos desafia a orientar toda a nossa vida a partir da realidade transformadora do Reino de Deus. Jesus através de nós, guiados pelo seu Espírito, quer demonstrar toda sua força transformadora em nossa Igreja e em nossas sociedades. Sinais da presença de Deus acontecem quando há a vivência pessoal e comunitária das bem-aventuranças, quando os pobres são evangelizados, quando se cumpre a vontade do Pai, quando há martírio pela fé, o acesso de todos aos bens da criação, o perdão mútuo, a aceitação da pluralidade e a luta para não sucumbir à tentação. Precisamos usar de amor e misericórdia para socorrer as necessidades urgentes e ao mesmo tempo precisamos colaborar com outras instituições para organizar estruturas mais justas nos âmbitos nacionais e internacionais, destaca o padre Ricardo.

O pároco de Trabiju cita, ainda, que o “Documento de Aparecida” não fala em discípulos "e" missionários, mas em "discípulos missionários". O discipulado é o seguimento de Jesus, enquanto continuação de sua obra. A missão não é uma tarefa opcional, mas integrante da identidade cristã. "A comunhão é missionária e a missão é para a comunhão" (n.163). Portanto, missão não é campanha, mas um estado do ser cristão, é graça de Deus, o Senhor da Vida”, completa o pároco Ricardo Alexandre, que tem o apoio nesse trabalho do diácono Marcio.

O padre Ricardo Alexandre foi nomeado para assumir a Paróquia de Trabiju pelo bispo dom Paulo Sérgio Machado. Assumiu no dia 13 de novembro do ano passado com missa celebrada às 19h30 na Matriz. Ele substituiu ao padre João Batista de Souza, que ficou apenas seis meses na cidade, tendo que se afastar por problemas de saúde.

Ricardo Alexandre Pinto, que é natural de Araraquara, tem 37 anos, foi ordenado padre em 23 de maio do ano passado e estava a frente da capela de São João Batista, no distrito de Guarapiranga, município de Ribeirão Bonito. Trabiju é a sua primeira paróquia.

Nenhum comentário: