terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Ataques de Abelhas - Quantas picadas matam



 
Por Marise Jalowitzki


Há cerca de 20.000 espécies de abelhas no mundo. O seu tamanho varia de 2 mm a 4 cm. "Trate as abelhas como você faria com qualquer outro animal venenoso, tal como uma cobra ou escorpião. Esteja alerta e afaste-se!"

Muitas das chamadas ao Corpo de Bombeiros relacionam-se a ataques de enxames de abelhas. No Recife, por exemplo, as ocorrências relacionadas a enxames representam 33%.


Mais de 15 (quinze) picadas de abelhas necessitam de auxílio médico imediato. E mesmo sendo em menor número, caso surgir qualquer sintoma além de dor e inflamação nos locais das picadas, procure atendimento médico. Cada indivíduo reage de uma maneira: enquanto em alguns a picada provoca apenas dor e inchaço, em pessoas alérgicas pode desencadear o choque anafilático, com parada cardíaca e morte.



Abelhas africanizadas podem estabelecer-se "em cavidades pequenas e em áreas protegidas, tais como: caixas, latas e baldes vazios, carros abandonados, madeira empilhada, moirões de cercas, galhos e ocos de árvores, garagens, muros, telhados, etc." Chame a Vigilância Sanitária se descobrir um enxame em um desses locais.


A legislação prevê a existência de colmeias com, no mínimo, 300m de distância das habitações humanas. As africanizadas 
- atacam seres humanos ou animais a menos de 15m de onde estão. 
- detectam vibrações no ar até 30m e 
- passam a perseguir os 'intrusos' por 400m ou mais. 

Quem fiscaliza, em nosso país, para saber se esta distância é observada? E quando acontece uma mudança de local? Cabe a cada um manter-se vigilante, denunciando qualquer irregularidade conhecida.


No MS um casal que passava por uma ponte com sua caminhonete foi atacado por um enxame 'em transferência'. Quando as abelhas estão por criar um novo lar (colmeia) tornam-se ainda mais agressivas. 


O homem acabou morrendo, não aguentando o envenenamento. Era um senhor jovem, forte, a imagem saiu em vários jornais. Não a reproduzo aqui por ser uma foto trágica. Ele não recebeu mais de 100 picadas, foi fatal.

Nenhum comentário: