sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Rua São Paulo em Ribeirão Bonito continua com o mesmo problema há anos e sem solução.

A força da água da chuva invade a calçada e provoca prejuízos aos moradores da Rua São Paulo
Cena como as da foto tem se repetido em Ribeirão Bonito na principal rua da cidade, a Rua São Paulo. Conversamos com o atual prefeito Nenê Forte sobre a possibilidade de apresentar um projeto para o Ministério das Cidades, uma vez que se trata de um grave problema de infraestrutura causando muitos prejuízos para os comerciantes que estão instalados na referida rua. Na administração do então prefeito Rubens Gayoso Junior, foi encaminhado um projeto solicitando ajuda do governo federal, mas a cidade não foi atendida.

Um comentário:

Elvio disse...

Um conjunto de medidas de custo relativamente baixo poderiam ser adotadas para minimizar o problema.
Observa-se que toda a água do alto da cidade converge para a rua São Paulo. A adoção de algumas valetas no entroncamento de algumas ruas seriam suficientes para dividir o fluxo e diminuir o impacto na rua principal.
Como o escoamento da rua São Paulo não é suficiente, forma-se o alagamento na baixada. O rebaixamento da rua na esquina da praça (que forma uma barreira) facilitaria o escoamento do excesso de água. São poucos metros de obra.
A vazão da rua São Paulo não é suficiente para o fluxo que desce em pouco tempo, então basta criar um sistema de galerias que coletem o excesso de água e distribua para as ruas próximas, evitando o pico da enchente. Não é necessário tubos de grande vazão e o sistema poderia ser feito até mesmo pelas calçadas.
O primeiro passo é tirar o nível na área de alagamento e calcular quantos metros cúbicos de água devem ser retirados rapidamente para se evitar a enchente e os prejuízos.
Comenta-se que a dificuldade de realizar qualquer obra no centro é que o subsolo é pedregoso e as redes de água e esgoto são superficiais. Poderiam gerar dificuldade 50, 100 anos atrás; agora com as máquinas disponíveis hoje não há barreira que não seja vencida.